A fabricante de sistemas fotovoltaicos Renovigi Energia Solar, de Chapecó (SC), assinou convênio com a Caixa Econômica Federal para fomentar o acesso a projetos de usinas solares em residências e empresas por meio das linhas de financiamento do banco público. Já com parcerias com outros bancos, como Santander, Banco do Brasil, BV Losango, Itaú e Bradesco, a empresa catarinense amplia assim as opções para permitir que clientes saldem as parcelas do financiamento com a economia na conta de energia, sem necessidade de investimento inicial.

Para pessoas físicas, o crédito agora disponível se chama “Caixa Energia Renovável” e se destina ao financiamento de até 100% dos sistemas fotovoltaicos e dos custos de instalação para residências, com taxas a partir de 1,18% ao mês. O valor mínimo do empréstimo é de R$ 5 mil e o máximo é de R$ 120 mil. O percentual de financiamento varia conforme a capacidade financeira do cliente, o qual não necessita ter emprego formal e nem pagar qualquer valor ou taxa para liberar o crédito. Para incluir equipamentos e serviços no financiamento, o banco exige uma única nota fiscal do projeto. O prazo é de até 60 meses, com carência de seis meses.

Já para pessoas jurídicas, a linha da Caixa Econômica Federal se chama BCD Ecoeficiência. Também com prazo de pagamento de até 60 meses e carência de até seis meses para o vencimento da primeira parcela, a taxa, porém, é um pouco superior, a partir de 1,25% ao mês + TR. Mas é bom ressaltar que, segundo o banco, as taxas para as pessoas físicas ou jurídicas variam conforme a avaliação na análise de crédito e as garantias oferecidas.

A nova parceria também se estende ao agronegócio, com a possibilidade de financiar os equipamentos off-grid, com energia solar e armazenamento de baterias e não conectados à rede elétrica. As linhas de crédito rural, desde que oriundas de poupança ou recursos livres, têm taxas a partir de 8,5% ao ano.

Outra vantagem do acordo entre Renovigi e Caixa é envolver também o financiamento habitacional oferecido pelo banco público. Caso no projeto do imóvel esteja prevista inclusão de energia solar FV, as micro e miniusinas poderão ser financiadas junto com o imóvel, com as mesmas condições do financiamento habitacional: taxas de juros entre 5% e 9,5% ao ano e prazo para pagamento de até 360 meses.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024