A Neoenergia recebeu recentemente o eletrocentro e o transformador que serão instalados na subestação Luzia, da usina solar fotovoltaica do mesmo nome localizada no estado da Paraíba. O empreendimento representa a estreia da companhia na geração fotovoltaica centralizada no País.

O eletrocentro, sala elétrica de 36 kV pré-montada e pré-testada, contendo centros de distribuição de carga, quadros elétricos, climatização, controle e automação integrados, foi fabricado pela Siemens e conta com painéis isolados a gás. Já o transformador de força de 138/34,5 kV, 135 MVA, cuja função é adequar a tensão da energia gerada para o Sistema Interligado Nacional (SIN), é de fabricação WEG.

O ponto de conexão da usina ao SIN é a subestação Santa Luzia II, também construída e operada pela Neoenergia, e que foi adquirida pela companhia no lote 6 do leilão de transmissão realizado pela Aneel em dezembro de 2017. A subestação já havia sido entregue no segundo semestre do ano passado, com 16 meses de antecipação em relação ao prazo contratual do órgão regulador, e permitiu o início da operação comercial de outro projeto da companhia, o Complexo Eólico Neoenergia Chafariz, que quase dobrou a capacidade instalada da empresa em fonte eólica, atingindo 1 GW.

Na usina solar, cuja potência total será de 149,3 MWp, toda a energia gerada vai ser destinada ao Ambiente de Contratação Livre, no qual já está 100% vendida até 2026. A Neoenergia recebeu, também este mês, os primeiros módulos solares para a usina, que são importados. Ao todo serão 228.780 módulos bifaciais instalados em trackers.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024