A norueguesa Norsk Solar assinou mais um contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) com a Órigo Energia e que resultará na construção de seis usinas solares fotovoltaicas com capacidade total de 18 MW de potência instalada no estado de Minas Gerais. O novo PPA é a segunda fase de um acordo iniciado em julho de 2021 entre as duas empresas e que envolve a intenção de desenvolver 12 usinas FV, com potência total de 37 MW. O primeiro PPA foi assinado no fim de 2021 e viabilizou a primeira usina, de 6 MW.

Todas as 12 usinas a serem construídas serão em Minas Gerais e envolverão investimento total aproximado de R$ 224 milhões. A previsão é que as obras das primeiras usinas comecem em meados de 2022. A empresa responsável pelo projeto, desenvolvimento e construção será a GDSolar. A Norsk Solar, com foco em mercados emergentes, tem meta de financiar, construir e desenvolver projetos solares para os setores corporativo e industrial, sendo este acordo com a Órigo o primeiro no País.

Os projetos serão no modelo de geração distribuída compartilhada. A Órigo será a responsável pela distribuição e gestão dos créditos de compensação de energia das fazendas solares. "A oferta rápida de energia limpa sem custo antecipado para o cliente é uma proposta de valor que se adapta aos compradores brasileiros de energia, e nós estamos rapidamente estabelecendo uma marca local forte no mercado", disse o gerente da Norsk Solar para o Brasil, Mauro Benedetti. O projeto faz parte de meta da empresa de implantar 100 MW de energia solar para atender compradores de energia de mercado corporativo no País.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024