A Ingeteam, fabricante espanhola de inversores fotovoltaicos, fechou o ano de 2021 com vendas totais de 4,2 GW para os mercados solar e de armazenamento de energia. Trata-se, segundo a empresa, do seu melhor resultado na história. Além disso, também foram fechados 1,5 GW em contratos de operação e manutenção para instalações solares fotovoltaicas.

Os produtos vendidos em 2021 foram fornecidos a 23 países nos cinco continentes, segundo a empresa. O Brasil figura entre os principais mercados para os fornecimentos solares, junto com Espanha, Austrália, Estados Unidos, Chile e Colômbia.

A linha extensa de produtos da Ingeteam inclui inversores tipo string, voltados para aplicações residenciais, comerciais e industriais, até inversores centrais, em usinas solares fotovoltaicas de grande porte. Neste último caso, aliás, em 2021 a empresa forneceu seus inversores fotovoltaicos para onze UFVs cuja capacidade nominal é igual ou maior do que 100 MW. Neste grupo, um destaque foi o fornecimento para a usina de Francisco Pizarro, na Espanha, considerada a maior da Europa, com 590 MWp.

Já nos inversores para armazenamento de energia, a empresa tem devotado especial atenção para crescimento no curto e médio prazo. Em 2021, foram negociados contratos para um total de mais de 400 MW/1000 MWh. Esses suprimentos foram assinados principalmente para projetos nos Estados Unidos, Espanha, Austrália, Chile e Reino Unido. Em serviços de operação e manutenção, a empresa bateu novo recorde anual de energia mantida, excedendo 18,5 GW, dos quais 9,5 GW correspondem à energia solar em mais de 570 usinas fotovoltaicas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Cemig inclui baterias em chamada de eficiência energética

Edital prevê R$ 150 milhões para eficientização de instalações consumidoras e também geração de energia solar

16/10/2026


Absae lança estudo Visão 2030 e propõe agenda para integrar armazenamento

Documento aponta prioridades regulatórias, econômicas e institucionais e propõe coordenação nacional pelo CNPE

16/10/2026


Restrição para injetar na rede impulsiona baterias e zero grid

TTS já implantou 27 MW em 25 projetos sem exportação de energia e identifica maior demanda por geração própria com controle e armazenamento

16/10/2026