A Câmara dos Deputados aprovou no dia 3 de fevereiro o projeto de decreto legislativo 271/21, que permite a adesão do Brasil à ASI - Aliança Solar Internacional, coalizão intergovernamental que reúne as nações com os melhores recursos solares do planeta. Ainda sujeito à aprovação no Senado Federal, o projeto ratifica o Acordo sobre o Estabelecimento da ASI, lançado durante a Conferência do Clima COP21, em Paris, em 2015, e oficialmente assinado em Nova Délhi, na Índia, em 2016.

A ASI, sediada em Nova Délhi, tem como meta auxiliar os atuais 121 países membros no enfrentamento de desafios comuns para a difusão da energia solar, com a implementação de programas e atividades voluntárias de base. A criação do organismo internacional atende a três premissas básicas: reduzir o custo da energia solar; mobilizar mais de US$ 1 trilhão em investimentos para a implementação da fonte até 2030; e preparar o caminho para novas tecnologias que usam o sol como recurso primário.

Com a adesão, a expectativa é a de que o Brasil se beneficie com o acesso a linhas multilaterais de financiamento, a programas internacionais de pesquisa e desenvolvimento e de capacitação profissional, a ações de fomento a novas tecnologias solares, além de conseguir apoio nas áreas de regulação e de políticas públicas. Para fazer parte da ASI, o Brasil não precisa se comprometer com obrigações financeiras.

A aprovação no plenário da Câmara foi comemorada pelo presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia. Para ele, a participação plena na ASI contribuirá para que o País recupere o tempo perdido, já que não aderiu ao organismo desde o seu início em 2016, incorporando as melhores práticas internacionais e acelerando o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica. Na sua avaliação, a expectativa agora é a de que a tramitação no Senado seja célere.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024