A fabricante de produtos de construção civil Eternit recebeu o registro do Inmetro para sua telha fotovoltaica de fibrocimento, batizada de Eternit Solar. Os testes exigidos para o registro foram realizados no IEE - Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo.

Além de no IEE-USP, a telha modelo ondulada F-140 também foi instalada para testes na UFSC - Universidade de Santa Catarina e na unidade fabril da Eternit em Atibaia- SP, onde já é produzida a telha fotovoltaica de concreto modelo Tégula Solar, comercializada pela empresa desde agosto de 2021.

A telha de fibrocimento FV foi desenvolvida em 2020 e passou por processo de adequação na geometria para permitir a incorporação de células solares. Segundo a empresa, o peso da telha se manteve praticamente o mesmo das convencionais de fibrocimento. Isso permite a instalação dos novos modelos solares em estruturas de telhados pré-existentes, sem necessidade de adaptação.

A nova telha é ondulada e levemente plana no topo das ondulações, onde as células solares são integradas formando um conjunto único, com dimensão de 2,44 m x 1,10 m. Em comparação ao modelo de concreto, cuja potência é de 9,16 Wp , a nova tecnologia tem potência superior, de 142,2 Wp. Isso faz com que, em média, de 4 a 6 telhas de fibrocimento FV já consigam atender a uma residência de pequeno porte.

Por enquanto, a Eternit mantém vários projetos piloto em diferentes tipos de imóveis, como moradias populares, comunidades, galpões, construções sem telhado aparente, além de instalações comerciais, postos de gasolina e em projetos na área agrícola e aviária. Após um período de avaliação do desempenho nesses casos, a empresa pretende definir o cronograma de comercialização.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024