Uma chamada pública da geradora de energia CTG Brasil e do Senai, que visa apoiar o desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a produção do hidrogênio verde (H2V), selecionou um projeto – entre os três aprovados de 31 inscritos – cujo objetivo é integrar uma microrrede com usina solar fotovoltaica a sistema de armazenamento com hidrogênio verde e baterias de lítio.

Intitulado “A Produção e Armazenamento de Energia Solar em H2 e Aplicações em Mobilidade”, o projeto que receberá o suporte para a pesquisa, com meta de aplicação comercial, vai utilizar a energia gerada pela usina solar FV para produzir o H2V em dois tipos diferentes de eletrolisadores: um de membrana polimérica e outro pela rota alcalina tradicional. Parte da energia gerada pela usina será armazenada em baterias de lítio- íon e o hidrogênio gerado pelos eletrolisadores seguirá para tanques pressurizados. Daí, seu consumo em mobilidade poderá ser pela via direta, como gás combustível, ou por meio de células a combustível de hidrogênio.

A proposta prevê uma análise entre os sistemas de armazenamento e também estudará o estabelecimento de bases técnicas para a implantação de corredores de abastecimento de hidrogênio ao longo das rodovias brasileiras. Haverá ainda uma avaliação das duas soluções técnicas de eletrolisadores para definir a melhor adequação à variabilidade de potência das fontes renováveis.

Além dessa proposta de pesquisa, também foram aprovados pela chamada o projeto “Distrito Industrial Verde”, que visa desenvolver plataforma comercial para mapear e comercializar o H2V por meio de projeto piloto no Porto do Suape (PE), e um terceiro, “Conversor CC-CC Multiportas e Sistema IoT Inteligente de Gestão de Energias”, para criação de um produto que remove etapas de conversão de energia, reduzindo o custo de produção do H2V e aumentando a eficiência do sistema.

A chamada pública, batizada de Missão Estratégica Hidrogênio Verde, recebeu inscritos de 13 estados do País e as propostas envolveram um total de R$ 183,7 milhões em pedidos de suporte financeiro. Os três projetos selecionados entram a partir de agora em fase de identificação, seleção de potenciais parceiros internacionais para o desenvolvimento das ideias e ajustes para a fase final de contratação. O prazo de execução é de até 48 meses a partir da assinatura do contrato.



Mais Notícias FOTOVOLT



Evolua e Órbi firmam parceria para levar GD solar a hub de inovação

Acordo prevê fornecimento de energia renovável e ações educativas no setor energético

01/08/2025


Preço da energia solar residencial recua no 2º trimestre

Valor médio por Watt-pico caiu 3% e ficou em R$ 2,51 no País

01/08/2025


Schneider entrega kits solares a comunidade ribeirinha no Pará

Sistemas fotovoltaicos beneficiam 2.600 pessoas na reserva Tapajós-Arapiuns

01/08/2025