A Helexia, empresa francesa de geração distribuída e eficiência energética, fechou mais um contrato com a Vivo para construir e operar oito miniusinas solares fotovoltaicas, com potência total instalada de 27 MW e cuja operação prevista para o segundo semestre deste ano atenderá o consumo de duas mil instalações da empresa de telecomunicações nos estados do Amazonas, Rio Grande do Sul, Tocantins e em São Paulo.

O novo contrato se soma a outro assinado no começo de 2021 e que envolveu 17 miniusinas, em fase de construção, e que devem começar a injetar energia no SIN ainda no primeiro semestre e gerar créditos de compensação para cinco mil pontos de consumo da Vivo em Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Ceará.

Com os dois contratos, até o fim de 2022 a Helexia terá 85 MW de potência instalada voltada exclusivamente para atender o consumo de sete mil unidades consumidoras da Vivo, incluindo lojas e prédios, durante 20 anos de vigência do acordo.

A expectativa da operadora, controlada pela espanhola Telefônica, é ter economia de até 30% no seu custo de energia total, dependendo do local onde a compensação for feita. Com outros projetos em carteira, a Helexia anunciou que deve investir R$ 500 milhões em geração distribuída no Brasil em 2022, o que resultará em 100 MW de potência total instalada.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024