A Helexia, empresa francesa de geração distribuída e eficiência energética, fechou mais um contrato com a Vivo para construir e operar oito miniusinas solares fotovoltaicas, com potência total instalada de 27 MW e cuja operação prevista para o segundo semestre deste ano atenderá o consumo de duas mil instalações da empresa de telecomunicações nos estados do Amazonas, Rio Grande do Sul, Tocantins e em São Paulo.

O novo contrato se soma a outro assinado no começo de 2021 e que envolveu 17 miniusinas, em fase de construção, e que devem começar a injetar energia no SIN ainda no primeiro semestre e gerar créditos de compensação para cinco mil pontos de consumo da Vivo em Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Ceará.

Com os dois contratos, até o fim de 2022 a Helexia terá 85 MW de potência instalada voltada exclusivamente para atender o consumo de sete mil unidades consumidoras da Vivo, incluindo lojas e prédios, durante 20 anos de vigência do acordo.

A expectativa da operadora, controlada pela espanhola Telefônica, é ter economia de até 30% no seu custo de energia total, dependendo do local onde a compensação for feita. Com outros projetos em carteira, a Helexia anunciou que deve investir R$ 500 milhões em geração distribuída no Brasil em 2022, o que resultará em 100 MW de potência total instalada.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025