A Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca, desenvolveu uma série de vídeos para treinamento de implantação de energia solar fotovoltaica em telhados. O material está disponível no canal do Youtube da Irena.

A série contempla nove sessões gravadas de explicações narradas em inglês, apoiadas por infográficos e animações ilustrativas. O objetivo, segundo a Irena, é oferecer material claro e envolvente para o público leigo compreender os princípios das instalações, adaptados a cada cenário.

As temáticas envolvem explicações sobre os benefícios financeiros e socioambientais da fonte como supridora de eletricidade residencial, definição dos tipos e componentes principais de um sistema fotovoltaico solar em telhado e critérios para a implantação dos sistemas, suas diferentes configurações de conexões e opções de financiamento.

Além disso, os vídeos abordam desde aspectos a serem considerados ao instalar o sistema FV no telhado para otimizar a geração, formas de quantificar o consumo de energia até as etapas para instalar, começando pela contratação de um integrador.

Para complementar a série, a Irena apoia ainda consumidores residenciais, empresários e municípios com um aplicativo web chamado Irena SolarCity Simulator, desenvolvido inicialmente como um projeto piloto para avaliar o potencial solar fotovoltaico em telhados na cidade de Kasese, em Uganda. Em uma das sessões da série de treinamento é demonstrado como navegar no simulador, que inclui o mapeamento do potencial solar FV no telhado em doze cidades.

Os vídeos estão disponíveis em

www.youtube.com/watch?v=SlU8W2YuUGU&list=PLGZxC2iViPRpSxbkTgwKPmC6ylhF9ryUw



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024