A Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca, desenvolveu uma série de vídeos para treinamento de implantação de energia solar fotovoltaica em telhados. O material está disponível no canal do Youtube da Irena.
A série contempla nove sessões gravadas de explicações narradas em inglês, apoiadas por infográficos e animações ilustrativas. O objetivo, segundo a Irena, é oferecer material claro e envolvente para o público leigo compreender os princípios das instalações, adaptados a cada cenário.
As temáticas envolvem explicações sobre os benefícios financeiros e socioambientais da fonte como supridora de eletricidade residencial, definição dos tipos e componentes principais de um sistema fotovoltaico solar em telhado e critérios para a implantação dos sistemas, suas diferentes configurações de conexões e opções de financiamento.
Além disso, os vídeos abordam desde aspectos a serem considerados ao instalar o sistema FV no telhado para otimizar a geração, formas de quantificar o consumo de energia até as etapas para instalar, começando pela contratação de um integrador.
Para complementar a série, a Irena apoia ainda consumidores residenciais, empresários e municípios com um aplicativo web chamado Irena SolarCity Simulator, desenvolvido inicialmente como um projeto piloto para avaliar o potencial solar fotovoltaico em telhados na cidade de Kasese, em Uganda. Em uma das sessões da série de treinamento é demonstrado como navegar no simulador, que inclui o mapeamento do potencial solar FV no telhado em doze cidades.
Os vídeos estão disponíveis em
www.youtube.com/watch?v=SlU8W2YuUGU&list=PLGZxC2iViPRpSxbkTgwKPmC6ylhF9ryUw
Mais Notícias FOTOVOLT
GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.
17/04/2025
Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.
17/04/2025
Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.
17/04/2025