A Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca, desenvolveu uma série de vídeos para treinamento de implantação de energia solar fotovoltaica em telhados. O material está disponível no canal do Youtube da Irena.
A série contempla nove sessões gravadas de explicações narradas em inglês, apoiadas por infográficos e animações ilustrativas. O objetivo, segundo a Irena, é oferecer material claro e envolvente para o público leigo compreender os princípios das instalações, adaptados a cada cenário.
As temáticas envolvem explicações sobre os benefícios financeiros e socioambientais da fonte como supridora de eletricidade residencial, definição dos tipos e componentes principais de um sistema fotovoltaico solar em telhado e critérios para a implantação dos sistemas, suas diferentes configurações de conexões e opções de financiamento.
Além disso, os vídeos abordam desde aspectos a serem considerados ao instalar o sistema FV no telhado para otimizar a geração, formas de quantificar o consumo de energia até as etapas para instalar, começando pela contratação de um integrador.
Para complementar a série, a Irena apoia ainda consumidores residenciais, empresários e municípios com um aplicativo web chamado Irena SolarCity Simulator, desenvolvido inicialmente como um projeto piloto para avaliar o potencial solar fotovoltaico em telhados na cidade de Kasese, em Uganda. Em uma das sessões da série de treinamento é demonstrado como navegar no simulador, que inclui o mapeamento do potencial solar FV no telhado em doze cidades.
Os vídeos estão disponíveis em
www.youtube.com/watch?v=SlU8W2YuUGU&list=PLGZxC2iViPRpSxbkTgwKPmC6ylhF9ryUw
Mais Notícias FOTOVOLT
Conclusão é resultado de testes da TÜV Rheinland na Ásia e na Europa, que identificaram desacordo em 65,7% dos analisados.
06/06/2025
Segundo o Balanço Energético Nacional 2025, o destaque é a evolução das fontes solar e eólica, que juntas alcançaram 24% da geração total do ano passado.
06/06/2025
Novo processo em duas etapas conseguiu depositar células de perovskita em células de fundo de silício, o que deve viabilizar a produção em larga escala.
06/06/2025