A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas lançou em reunião pela internet nesta terça, 30 de novembro, a Comissão de Estudo Especial ABNT/CEE-253, para coordenar a elaboração de normas técnicas para todo o setor de energia solar no Brasil, em prol da qualidade, desempenho e segurança de produtos e serviços. A comissão abrangerá os trabalhos de normalização das duas principais áreas de atividade, a de aquecimento térmico e a de geração fotovoltaica, neste caso com escopo tanto em geração solar distribuída como centralizada. A Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica assumiu a coordenação.

A proposta envolve a normalização das etapas de projeto, instalação, inspeção e manutenção de sistemas fotovoltaicos e de aquecimento térmico. No evento, o diretor de Normalização da ABNT, Nelson Al Assal Filho, destacou que a CEE-253 foi pensada para congregar esforços de todos os segmentos da energia solar, representados pelos Comitês Brasileiros (CBs) 003 - Eletricidade e 055 - Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, e aproveitar as sinergias com outros  comitês da instituição. A CEE estará estruturada em duas áreas temáticas, Fotovoltaica e Térmica, que por sua vez serão organizadas internamente em grupos de trabalho. A proposta inicial de temas para ambas as áreas abrange terminologia, componentes & equipamentos, sistemas e interface & gestão.

A primeira reunião da CEE-253 (via “Zoom”) está agendada para 19 de janeiro, às 14 horas, tendo como pauta as definições da agenda de trabalho de cada área temática, dos  grupos de trabalho e seus relatores e do cronograma de reuniões. Os coordenadores dos grupos devem ser os atuais coordenadores das comissões de estudos de energia solar do CB-003 e CB-055. O superintendente do CB-003 (o Cobei), José Sebastião Viel, disse na reunião de lançamento que, como responsável pelo Comitê Nacional Brasileiro da IEC, o Cobei continuará sendo a interface entre a CEE-253 e aquela entidade internacional de normalização. “Muito trabalho já foi e está sendo feiro pelas comissões de estudo de ambos os comitês brasileiros, e será agora continuado na CEE”, disse.

Na avaliação do CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, o trabalho com a ABNT vem ao encontro do momento do setor, cuja evolução rápida das tecnologias solares traz oportunidades de aprimoramento das normas técnicas utilizadas, com potencial de melhorar e padronizar processos, produtos e serviços. “Esta parceria é um marco para o setor e vai elevar ainda mais a qualidade dos sistemas solares no país”, aponta Sauaia. Para ele, a CEE-253, além de contribuir com a normalização no campo de energia solar, fortalecerá o processo de diversificação da matriz energética brasileira.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024