O INEL - Instituto Nacional de Energia Limpa firmou acordo com a Aneel, no dia 4 de novembro, para criar um grupo de trabalho (GT) para buscar soluções técnicas de problemas hoje enfrentados para a conexão da geração distribuída. O GT, coordenado pelo INEL e com participação de outras entidades do setor, não tem prazo definido para conclusão dos trabalhos.

Segundo o INEL, com o crescimento do setor no país, a conexão da GD se tornou desafio para as concessionárias de distribuição e mereceu a atenção do instituto, que tem o compromisso de discutir e propor soluções para os principais problemas do setor elétrico. Daí o objetivo central do grupo de trabalho, de acordo com o instituto, ser trabalhar em prol do avanço na uniformidade de padronização para os processos de conexão em geração distribuída.

Entre os gargalos das concessionárias apontados pelo INEL e que serão objeto dos estudos se destacam os atrasos na troca dos medidores para GD e nas obras para aumento de carga e interligação, problemas nas faturas das unidades consumidoras com compensação e o não-comparecimento às vistorias agendadas. Mas ainda há registros de reprovação de conexões sem a devida visita dos técnicos das distribuidoras, de indisponibilidade do sistema online das concessionárias e de inexistência de padronização nos formatos de conexão.

Participaram do lançamento do GT representantes da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Abiogás - Associação Brasileira do Biogás, Abren - Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos, e ABRAPCH - Associação Brasileira de PCHs e CGHs.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024