A Royal Dutch Shell Plc assinou acordo com a desenvolvedora de energia renovável Island Green Power para desenvolver projetos solares fotovoltaicos agregados a armazenamento em baterias, inicialmente com mais de 700 MW de capacidade de geração. A Shell também firmou parceria com a Clearstone Energy para desenvolver vários projetos de energia solar fotovoltaica no sudeste da Inglaterra, com capacidade total de 100 MW, também com sistemas de armazenamento, os quais permitirão à empresa gerar energia renovável próxima à demanda dos clientes.

Segundo David Bunch, presidente da Shell UK, a empresa está construindo um negócio integrado de energia que abrange geração renovável, comercialização e fornecimento de energia limpa para empresas e demais consumidores. A gigante de petróleo e gás estabeleceu meta global de ter emissões líquidas zero até 2050, para a qual o aumento da geração de energia renovável será fundamental.

Na semana passada, a Island Green Power revelou planos para instalar mais de 1 GW de capacidade solar fotovoltaica (também equipados com sistemas de armazenamento de energia)  no lugar de dois complexos de geração a carvão, em Cottam (600 MW) e West Burton (480 MW), na região de East Midlands, Inglaterra. As plantas de carvão pertencem à concessionária francesa EDF. A primeira já está inativa e a segunda deverá ser fechada no ano que vem. A Island Green Power pretende iniciar em 2024 a construção das plantas solares FV, que usarão a mesma infraestrutura de conexão à rede que atendia as usinas a carvão.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024