A Engie Brasil Energia informou em nota nesta terça, 28 de setembro, que assinou a compra da totalidade do capital social da Assu Sol Geração de Energia SPE S.A., empresa detentora do projeto do Complexo Fotovoltaico Assu Sol, localizado no município de Assu, no Rio Grande do Norte, cuja capacidade instalada nominal total é de até 750 MW, sendo o seu desenvolvimento voltado para o Ambiente de Contratação Livre.

O projeto será implantado em região onde a companhia já está presente. O valor total da operação é de até R$ 41,25 milhões e os pagamentos serão realizados conforme o cumprimento de marcos relacionados ao cronograma de desenvolvimento do projeto. A transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes estabelecidas no contrato.

Hoje, cerca de 90% da matriz da Engie no Brasil é proveniente de fontes renováveis. “A aquisição amplia em aproximadamente 50% o potencial de capacidade instalada de nosso portfólio de projetos em estágio avançado de desenvolvimento, que passa a totalizar mais de 2,2 GW, em linha com nossa estratégia de investimentos em geração de energia a partir de fontes renováveis, acelerando a transição da matriz elétrica brasileira”, afirmou o Diretor-Presidente e de Relações com Investidores de Engie Brasil Energia, Eduardo Sattamini.

 Segundo a empresa, a transação fortalece também sua presença no Rio Grande do Norte, onde além de operar desde 2017 um ativo de geração fotovoltaica, atualmente investe R$ 2,3 bilhões para a implantação do Conjunto Eólico Santo Agostinho, nos municípios de Lages e Pedro Avelino, localizados a cerca de 100 km de Assu.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025