O governo do Paraná publicou no dia 16 de julho um edital de chamada pública para cadastrar pessoas jurídicas e físicas e habilitá-las como responsáveis técnicos em projetos de energia solar fotovoltaica em ambientes rurais promovidos por política pública em implantação no estado.

A iniciativa faz parte do Renova-PR - Programa Paraná Energia Rural Renovável, instituído em dezembro de 2020 e que visa fomentar a geração de energia sustentável, não só a solar, mas também biogás e biometano. Além do cadastro público de empresas e profissionais habilitados para os projetos, o programa conta com linhas de financiamento e equalização de taxas de juros, incentivos tributários e de aproveitamento de créditos, e trabalhos de divulgação de conteúdos promocionais para estimular a adoção de fontes de energia renovável pelos produtores rurais.

Os habilitados no edital terão as atribuições de elaborar e executar projetos técnicos, prestar serviços de instalação e realização de assistência técnica em sistemas de geração de energia solar para produtores rurais, empresas rurais, cooperativas agropecuárias e outras organizações do campo no Paraná.

O cadastro pode ser feito de forma gratuita e exclusivamente em formato eletrônico a partir de 26 de julho. O interessado deve inserir os dados e documentos relacionados no edital e, depois, comunicar formalmente o instituto por meio do e-mail energias.renovaveis@idr.pr.gov.br. O link do edital é Chamada Pública Energia Solar | Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (idrparana.pr.gov.br)



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024