A Shell Brasil e a Gerdau assinaram termo de cooperação para desenvolver a usina solar fotovoltaica Aquarii, de 190 MW, no município de Brasilândia de Minas, no norte de Minas Gerais. O termo, que prevê a constituição de uma joint venture entre as empresas, envolve o fornecimento de parte da energia para as unidades de produção de aço da Gerdau e outra para ser comercializada a partir de 2024 no mercado livre por meio da comercializadora de energia da Shell.

Primeiro projeto de energia solar da Shell no Brasil, o empreendimento faz parte do plano de transição energética das duas empresas. Há três anos, a Shell Brasil iniciou a estratégia de desenvolver organicamente seu portfólio em geração solar, que na sua divisão de energia se soma aos investimentos na comercializadora de energia, a Shell Energy Brasil, e à termelétrica Marlim Azul.

A Shell está com planos de desenvolver parques solares em Minas Gerais e na Paraíba. Já a Gerdau tem meta de autossuficiência energética, com direcionamento estratégico para a energia renovável, segmento no qual a siderúrgica promete implementar investimentos robustos nas Américas. A joint venture prevista terá participação igualitária das duas empresas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025