A desenvolvedora de projetos solares Powertis, do grupo espanhol Soltec, obteve financiamento de R$ 520 milhões junto ao BNB - Banco do Nordeste do Brasil para implantação de novas usinas fotovoltaicas do projeto Graviola, no município de São João do Piauí (PI) e com potência instalada de 375 MWp. O financiamento contempla uma linha de crédito de 24 anos, ao custo anual de IPCA + 1,89%, e foi assessorado pela Itaca Advisory. 

Com previsão de gerar cerca de 1200 postos de trabalho diretos na região na sua fase de implantação, com o projeto a Powertis reforça sua presença no Brasil, onde já conta com mais de 2 GW em projetos fotovoltaicos em várias fases de desenvolvimento. Recentemente, aliás, o grupo espanhol iniciou a construção de duas usinas solares nos municípios de Araxá (MG) e em Pedranópolis (SP), que somam potência de 225 MWp. 

Em nível global, a Powertis reforça seu pipeline e encerra o primeiro trimestre de 2021 com 6 GW em projetos, dos quais além dos 2 GW do Brasil se acrescentam  2,4 GW na Espanha e 1,5 GW na Itália. O crescimento do mercado solar também beneficia outra área de atuação do grupo controlador Soltec, a produção de rastreadores solares, pela Soltec Trackers, que tem 8,4 GW de capacidade instalada no mundo.



Mais Notícias FOTOVOLT



Ministro chama empresas chinesas para leilão de baterias

Agenda de Silveira na semana de 19 a 25 de janeiro mirou atrair grupos chineses ao certame

30/01/2026


Fraunhofer ISE testa usinas solares em média tensão

Projeto PVgoesMV avalia inversores string de 3 kV em plantas solares piloto

30/01/2026


Babilônia Sul inicia operação solar de 100 MW na Bahia

Complexo da Casa dos Ventos entrou em operação em Várzea Nova

30/01/2026