Até o fim do ano serão implantadas cinco miniusinas solares fotovoltaicas de 3,2 MWp cada nas cidades de Coração de Jesus, Jequitinhonha e Mirabela, em Minas Gerais. Os projetos são resultado de protocolo de intenções firmado no final do ano passado entre a EMGD - Empresa Mineira de Geração Distribuída e o governo estadual de Minas Gerais. O objetivo do acordo é levar desenvolvimento à região norte mineira, considerada a mais carente do estado.

Com investimento aproximado de R$ 65 milhões, a EMGD implementará mais de 30 mil módulos bifaciais nas cinco usinas e utilizará nas instalações sistemas de rastreamento solar (trackers). A expectativa com os módulos bifaciais é de aumento na geração de até 8%, em comparação com os sistemas monofaciais. Segundo a EMGD, todas as etapas de desenvolvimento e execução das instalações já foram contratadas e a previsão é que o início das obras ocorra em julho, com entrega programada para novembro. As obras de rede para a conexão das usinas já foram iniciadas, o que permitirá a operação ainda em 2021.

O acordo com o governo mineiro  prevê ainda, até o fim de julho, a contratação para a construção de outras duas usinas, nas cidades de Manga e Minas Novas, que devem ser entregues no primeiro trimestre de 2022. O protocolo de intenções prevê o investimento total de R$ 400 milhões na implantação de UFVs em 17 municípios da região norte do estado.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025