Até o fim do ano serão implantadas cinco miniusinas solares fotovoltaicas de 3,2 MWp cada nas cidades de Coração de Jesus, Jequitinhonha e Mirabela, em Minas Gerais. Os projetos são resultado de protocolo de intenções firmado no final do ano passado entre a EMGD - Empresa Mineira de Geração Distribuída e o governo estadual de Minas Gerais. O objetivo do acordo é levar desenvolvimento à região norte mineira, considerada a mais carente do estado.

Com investimento aproximado de R$ 65 milhões, a EMGD implementará mais de 30 mil módulos bifaciais nas cinco usinas e utilizará nas instalações sistemas de rastreamento solar (trackers). A expectativa com os módulos bifaciais é de aumento na geração de até 8%, em comparação com os sistemas monofaciais. Segundo a EMGD, todas as etapas de desenvolvimento e execução das instalações já foram contratadas e a previsão é que o início das obras ocorra em julho, com entrega programada para novembro. As obras de rede para a conexão das usinas já foram iniciadas, o que permitirá a operação ainda em 2021.

O acordo com o governo mineiro  prevê ainda, até o fim de julho, a contratação para a construção de outras duas usinas, nas cidades de Manga e Minas Novas, que devem ser entregues no primeiro trimestre de 2022. O protocolo de intenções prevê o investimento total de R$ 400 milhões na implantação de UFVs em 17 municípios da região norte do estado.



Mais Notícias FOTOVOLT



MP 1212 estende prazo para renováveis manterem subsídios

Expectativa do governo é viabilizar 34 GW em projetos. Medida provisória também antecipa recursos da Eletrobras para baixar tarifas.

11/04/2024


Brasil sobe para o sexto lugar em ranking de geração solar

Em capacidade adicionada, o levantamento da Irena aponta ainda que o País teve o quarto melhor desempenho global em 2023.

11/04/2024


SOFAR: Soluções Inovadoras para Energia Solar

A energia solar tem se destacado como uma das principais alternativas para a busca de um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.

11/04/2024