Um projeto de pesquisa liderado pelo grupo francês Veolia, que conta com a participação de indústrias e institutos de pesquisa europeus, está desenvolvendo um processo para reciclagem de módulos fotovoltaicos. A ideia da tecnologia, batizada de ReProSolar, é separar todos os componentes dos módulos ― silício, prata e vidro principalmente ― para reutilização na indústria de transformação.

Com apoio da União Europeia, que financia a projeto com 4,8 milhões de euros, o processo em elaboração se baseia em tecnologia de delaminação, capaz de separar as células fotovoltaicas da placa de vidro. Por meio de processos físicos, o sistema permite a recuperação de todos os materiais, substituindo o atual método de reciclagem por meio da trituração dos módulos.

Segundo os responsáveis pelo projeto, hoje nenhum processo industrial no mundo é capaz de recuperar prata e silício muito puros. Até o fim de 2021, a viabilidade em escala industrial do processo será testada nas instalações da empresa alemã Flaxres GmbH, em Dresden, e na Rosi Solar, em Grenoble, na França. A meta é até 2023 processar 5 mil toneladas anuais de módulos fotovoltaicos em desuso em uma planta de demonstração. Fazem parte do projeto ainda a empresa química alemã Evonik, os institutos de pesquisa INP, da França, e Tecnalia, da Espanha, e a empresa francesa Triade Electronique.

 



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024