Cientistas do Laboratório Nacional de Berkeley, nos Estados Unidos, do centro de pesquisa Desy e da Universidade Técnica Freiberg, ambos da Alemanha, revelaram em artigo na revista “Nature Communications” a descoberta de uma nova rota oculta geradora de carga que pode ajudar pesquisadores a desenvolver maneiras mais eficientes de converter a luz solar em eletricidade ou em combustíveis solares como o hidrogênio.

Com a ajuda do laser de elétrons livres Flash, do centro de pesquisa Desy, os pesquisadores conseguiram brilhar flashes de laser ultracurtos e raios-X no composto molecular ftalalocianina de cobre:fulereno (CuPc:C60), material utilizado para estudar os mecanismos de geração de carga, com uma resolução temporal de 290 femtosegundos (290 quadrilhões de segundo).

A combinação dos pulsos ultracurtos da luz com a técnica chamada espectroscopia de fotomissão de raios-X (TRXPS) permitiu que os pesquisadores observassem e contassem em tempo real quantos fótons infravermelhos absorvidos por CuPc:C60 formaram cargas separadas úteis, e quantos dos fótons absorvidos só levaram ao aquecimento do material.

A abordagem da pesquisa revelou um caminho desconhecido em CuPc:C60 que transforma até 22% dos fótons infravermelhos absorvidos em cargas separadas, segundo os autores do artigo (vide ilustração). Os achados dos pesquisadores dão forte apoio à percepção de que a separação de cargas contribui significativamente para a indicação de novas opções de colheita de luz (quando a energia solar é capturada e a energia absorvida transferida através de uma rede de moléculas) em heterojunções orgânicas.

Estudos anteriores de CuPc:C60 avaliavam a eficiência do sistema medindo a quantidade total de cargas ou hidrogênio ou oxigênio produzido ao usar o material em um dispositivo fotovoltaico. Mas essa abordagem anterior era limitada a medir a eficiência do processo e não revelava o que acontecia no meio do sistema, o que foi agora realizado pela pesquisa. O esforço em entender a dinâmica ultrarrápida da conversão de fótons para carga é primordial para otimizar novos sistemas de colheita de luz.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024