A Enel X Brasil iniciou as obras para construção de duas usinas solares para a operadora de telecom TIM. Em desenvolvimento desde abril de 2020, a capacidade total das duas usinas é de 9,9 MWp, com 24 mil módulos solares, e se localizam nos municípios de Ibititá e América Dourada, na Bahia.  Segundo a Enel X, do grupo italiano Enel, trata-se do maior projeto de geração de energia da empresa na América Latina.

As usinas estarão disponíveis para a TIM por um período de 15 anos, conforme o modelo de negócio fechado, e vão atender por geração distribuída compartilhada a 716 estações rádio-base desta empresa na área de concessão da distribuidora Coelba. A expectativa é a de que as duas miniusinas entrem em operação no segundo semestre deste ano.

Esses últimos investimentos fazem parte de um projeto de geração distribuída da TIM iniciado em 2017. A operadora conta hoje com 34 usinas de energia solar, hídrica e de biogás em operação e pretende chegar a 60 unidades em 2022, com geração mensal de 38 GWh. A TIM encerrou 2020 com 74,5% do seu consumo de energia proveniente de fontes renováveis e tem como meta alcançar mais de 90% até 2025. Com as duas miniusinas na Bahia, a Enel X alcança 27,1 MWp em projetos de energia solar voltados para clientes industriais.

 



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025