O mercado mundial de módulos fotovoltaicos solares de silício cristalino deve crescer a uma taxa média anual de 19% até 2025, agregando nesse período até US$ 46,9 bilhões em receita, segundo estudo da consultoria britânica Technavio.  O relatório também prevê um aumento de 15,5% para 2021, abaixo da média anual projetada por conta de impactos da pandemia nos negócios.

O estudo analisa novas oportunidades e desafios para o setor e identifica, por exemplo, que haverá uma onda de investimentos por conta desses movimentos no primeiro trimestre. Mas aponta também que o ímpeto diminuirá gradualmente nos trimestres subsequentes, com um impacto limitado no crescimento econômico do ano inteiro.

A publicação chama a atenção para o apoio de governos de vários países para a adoção de sistemas fotovoltaicos. Esse apoio, segundo o estudo, tomaria como base aprovação do ITC (International Trade Center) - agência conjunta da ONU e da OMC que orienta a conduta comercial dos países – para que os governos deduzam 30% do custo de instalação de um sistema de energia de seus impostos federais. De acordo com o relatório, essa conduta incentivará as empresas de manufatura a investirem em P&D.

Além disso, outro fator motivador seria a política de governos para diferentes tipos de instalações solares fotovoltaicas, em edificações, telhados e instalações autônomas. Por fim, de acordo com a Technavio, os crescentes investimentos em energias renováveis ​​terão um impacto bastante positivo no mercado de módulos.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024