A capital do Rio Grande do Sul terá ainda neste primeiro semestre uma miniusina solar fotovoltaica construída em um cemitério vertical. A iniciativa é da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS), proprietária do Cemitério Ecumênico João XXIII, localizado no bairro da Medianeira, em Porto Alegre.

Com obras já iniciadas, sob responsabilidade da empresa Studioeffi Solar, também da capital gaúcha, o projeto será implantado no telhado dos oito prédios de seis andares do cemitério. Considerada a maior do gênero na cidade, a usina terá 2,3 mil módulos solares em uma área total de 7 mil metros quadrados, ocupando todo o espaço disponível. A capacidade instalada será de 1 MWp, com geração aproximada de 110 MWh por mês.

Em modelo de geração distribuída compartilhada, a energia da miniusina vai gerar créditos de compensação nas faturas de energia de sete unidades consumidoras da ACM-RS. Além do próprio cemitério, atenderá a uma escola (Colégio ACM), uma unidade de cursos técnicos (ACM Rua da Praia), um complexo esportivo (ACM Esportes Centro) e mais três unidades de desenvolvimento social que beneficiam mais de 1500 famílias (ACM Vila Restinga Olímpica, ACM Cruzeiro e ACM Morro Santana).

De acordo com a ACM-RS, a economia com a geração própria será de aproximadamente 84% sobre a tarifa hoje paga à distribuidora CEEE-D, o que representará por volta de R$ 650 mil ao ano. As obras foram iniciadas em dezembro de 2020 e a estimativa do investimento é de R$ 4 milhões, com aporte financeiro do Banrisul.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024