Os Emirados Árabes Unidos anunciaram que serão o primeiro país do mundo a produzir alumínio usando eletricidade gerada por energia solar. O acordo envolve a Dewa - Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai e a empresa produtora EGA – Emirates Global Aluminum.

Atividade industrial eletrointensiva, a produção de alumínio, no caso do projeto, será alimentada inicialmente por 560 GWh de energia gerada pelo Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum, em Dubai, o que será suficiente para produzir 40 mil toneladas de alumínio no primeiro ano. A EGA pretende vender o metal globalmente, com o apelo de ser 100% produzido por energia solar e cujo nome comercial será CelestiAL.

O parque solar, que além de painéis FV utiliza tecnologia de energia solar concentrada, é considerado um dos maiores do mundo atualmente, com 1 GW de potência instalada. Para atender a demanda da produtora de alumínio, estão sendo implementados pela Dewa mais 1,85 GW adicionais. A meta dessa usina é chegar em 2030 a 5 GW de capacidade.

O projeto faz parte de programa institucional dos Emirados Árabes Unidos de se tornar líder global da chamada economia verde, com diversificação da matriz energética e meta de ter 75% de seu fornecimento de energia a partir de fontes renováveis até 2050.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024