Os Emirados Árabes Unidos anunciaram que serão o primeiro país do mundo a produzir alumínio usando eletricidade gerada por energia solar. O acordo envolve a Dewa - Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai e a empresa produtora EGA – Emirates Global Aluminum.
Atividade industrial eletrointensiva, a produção de alumínio, no caso do projeto, será alimentada inicialmente por 560 GWh de energia gerada pelo Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum, em Dubai, o que será suficiente para produzir 40 mil toneladas de alumínio no primeiro ano. A EGA pretende vender o metal globalmente, com o apelo de ser 100% produzido por energia solar e cujo nome comercial será CelestiAL.
O parque solar, que além de painéis FV utiliza tecnologia de energia solar concentrada, é considerado um dos maiores do mundo atualmente, com 1 GW de potência instalada. Para atender a demanda da produtora de alumínio, estão sendo implementados pela Dewa mais 1,85 GW adicionais. A meta dessa usina é chegar em 2030 a 5 GW de capacidade.
O projeto faz parte de programa institucional dos Emirados Árabes Unidos de se tornar líder global da chamada economia verde, com diversificação da matriz energética e meta de ter 75% de seu fornecimento de energia a partir de fontes renováveis até 2050.
Mais Notícias FOTOVOLT
Caderno do PDE 2035 destaca papel crescente das baterias residenciais no mercado, que pode acumular investimentos de R$ 200 bilhões no período.
07/08/2025
Documento do ONS, CCEE e EPE projeta expansão da geração distribuída a 10,1 GWmed.
07/08/2025
Laboratórios criados com apoio da Enel ensinam tecnologias limpas e automação.
07/08/2025