O banco Tribanco tem meta de dobrar em 2021 o volume de financiamentos a projetos de micro e miniusinas solares no setor comercial. Em operação desde junho de 2018, a linha destinada a clientes varejistas acumula um total de aportes de R$ 200 milhões e conta com carteira de 800 clientes em todo o País, a grande maioria de pequenos e médios varejistas do setor alimentício, com destaque para supermercados.

Além da linha de financiamento destinada a varejistas que desejam implantar seu próprio sistema de geração no telhado ou área de seu estabelecimento, o Tribanco planeja criar sua própria usina na sede em Uberlândia (MG). Com a medida, busca uma redução de 90% dos custos com energia gerados por sua operação.

 Outra estratégia do grupo é vender cotas de uma fazenda solar que a empresa tem em operação no norte de Minas Gerais, de 1,2 MW. Trata-se do projeto Energia Inteligente, voltado para clientes que não têm condições de investir em projetos próprios. Com o compartilhamento da geração distribuída, os clientes que se associam ao projeto têm garantida economia de 15% na conta de luz. Segundo comunicado do Tribanco, a fazenda solar atende aproximadamente 40 pequenos varejistas da região. Para 2021, o plano é expandir a capacidade dessa usina e criar outras, para passar a atender clientes em seis outros estados.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026