O banco Tribanco tem meta de dobrar em 2021 o volume de financiamentos a projetos de micro e miniusinas solares no setor comercial. Em operação desde junho de 2018, a linha destinada a clientes varejistas acumula um total de aportes de R$ 200 milhões e conta com carteira de 800 clientes em todo o País, a grande maioria de pequenos e médios varejistas do setor alimentício, com destaque para supermercados.

Além da linha de financiamento destinada a varejistas que desejam implantar seu próprio sistema de geração no telhado ou área de seu estabelecimento, o Tribanco planeja criar sua própria usina na sede em Uberlândia (MG). Com a medida, busca uma redução de 90% dos custos com energia gerados por sua operação.

 Outra estratégia do grupo é vender cotas de uma fazenda solar que a empresa tem em operação no norte de Minas Gerais, de 1,2 MW. Trata-se do projeto Energia Inteligente, voltado para clientes que não têm condições de investir em projetos próprios. Com o compartilhamento da geração distribuída, os clientes que se associam ao projeto têm garantida economia de 15% na conta de luz. Segundo comunicado do Tribanco, a fazenda solar atende aproximadamente 40 pequenos varejistas da região. Para 2021, o plano é expandir a capacidade dessa usina e criar outras, para passar a atender clientes em seis outros estados.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026