A ABB anunciou nesta terça, 2/12, a conclusão da aquisição da unidade de negócios de eletrônica de potência da Gamesa Electric na Espanha, da Siemens Gamesa, originalmente anunciada em 18 de dezembro de 2024. Os termos financeiros não foram divulgados. A empresa registrou receita anual de aproximadamente € 145 milhões para o ano fiscal encerrado em 30 de setembro de 2025.
O portfólio adquirido inclui produtos de conversão de energia, como inversores solares de grande escala, conversores eólicos para geradores de indução de dupla alimentação (DFIG), e sistemas industriais de armazenamento de energia em baterias (BESS). A transação incorpora cerca de 400 funcionários, incluindo recursos-chave na Índia, China, Estados Unidos e Austrália, além de duas fábricas de conversores em Madri e Valência. A ABB também firmou um acordo de fornecimento e serviços com a Siemens Gamesa. A aquisição aumenta a capacidade total da base instalada de conversores eólicos da ABB em aproximadamente 46 GW e apoia a estratégia de crescimento da área de negócios Motion. Com mais de 45 anos de experiência em eletrônica de potência, a Gamesa Electric detém profundo conhecimento técnico em aplicações solares e renováveis, além de fortes relacionamentos com clientes.
“Ao combinar o alcance global da ABB com o portfólio e a expertise da Gamesa Electric, a empresa está bem posicionada para atender à crescente demanda e acelerar a adoção de energia renovável em todo o mundo”, afirmou em nota Daniel Gerber, Gerente da Linha de Negócios de Energia Renovável da divisão Motion High Power da ABB.
Citando a Agência Internacional de Energia, a empresa afirma que a geração de eletricidade a partir de fontes renováveis deverá aumentar 60% até 2030, passando de 9.900 TWh (2024) para 16.200 TWh. Espera-se que as energias renováveis ultrapassem o carvão no final de 2025 (ou, no máximo, em meados de 2026, dependendo da disponibilidade de energia hidrelétrica), tornando-se a maior fonte de geração de eletricidade globalmente. A energia solar fotovoltaica, sozinha, responde por mais da metade desse aumento, seguida pela energia eólica, com cerca de 30%.
Mais Notícias FOTOVOLT
Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA
13/02/2026
Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS
13/02/2026
Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país
13/02/2026