A Matrix Energia inaugurou sua primeira usina de geração centralizada, o complexo solar Grande Sertão II, localizado em Várzea da Palma, no Norte de Minas Gerais. Com investimento superior a R$ 330 milhões, a UFV tem capacidade instalada de 105 MWp e geração firme de 23 MWm.
A energia produzida será comercializada por meio da plataforma varejista da Matrix, que atende mais de 4 mil unidades consumidoras de alta e média tensão — dentro de uma base total de 36 mil clientes em todo o País.
Um dos diferenciais técnicos do empreendimento é a operação independente do despacho central do ONS, o que reduz riscos de curtailment e amplia a segurança no fornecimento aos clientes contratantes, segundo a empresa. Isso ocorre porque a usina, estruturada na modalidade de autoprodução, está conectada diretamente à distribuidora local, no modelo tipo III.
A totalidade da energia gerada já está contratada, com acordos firmados junto a clientes do mercado livre de energia válidos até 2028.
Segundo comunicado, a construção da usina mobilizou mais de 500 empregos diretos e foi acompanhada por um programa de responsabilidade socioambiental, incluindo o Projeto Acender, que promove educação financeira e ações de bem-estar animal em comunidades locais.
Mais Notícias FOTOVOLT
Com capacidade de 200 MW e investimento de R$ 700 milhões, usina solar complementa eólica de 553,5 MW
26/03/2026
Setor elétrico e órgãos ambientais vão discutir critérios, desafios e caminhos para a regulamentação do licenciamento dessas usinas
26/03/2026
Projeto da CGN Brasil com o Piauí Instituto de tecnologia vai estudar implantação de usina CSP piloto de 100 MW
26/03/2026