A Matrix Energia inaugurou sua primeira usina de geração centralizada, o complexo solar Grande Sertão II, localizado em Várzea da Palma, no Norte de Minas Gerais. Com investimento superior a R$ 330 milhões, a UFV tem capacidade instalada de 105 MWp e geração firme de 23 MWm. 

A energia produzida será comercializada por meio da plataforma varejista da Matrix, que atende mais de 4 mil unidades consumidoras de alta e média tensão — dentro de uma base total de 36 mil clientes em todo o País. 

Um dos diferenciais técnicos do empreendimento é a operação independente do despacho central do ONS, o que reduz riscos de curtailment e amplia a segurança no fornecimento aos clientes contratantes, segundo a empresa. Isso ocorre porque a usina, estruturada na modalidade de autoprodução, está conectada diretamente à distribuidora local, no modelo tipo III.

A totalidade da energia gerada já está contratada, com acordos firmados junto a clientes do mercado livre de energia válidos até 2028.

Segundo comunicado, a construção da usina mobilizou mais de 500 empregos diretos e foi acompanhada por um programa de responsabilidade socioambiental, incluindo o Projeto Acender, que promove educação financeira e ações de bem-estar animal em comunidades locais.



Mais Notícias FOTOVOLT



Consulta pública para definir regras do leilão de baterias

Portaria do MME em análise estabelece diretrizes para contratação de potência por meio de sistemas de armazenamento de energia

14/11/2025


Estudo vê ganho com maior presença de BESS nos leilões

Pagamentos de capacidade podem cair 14% e emissões até 37% se 40% da energia vier de baterias, aponta análise da Aurora

14/11/2025


Projeto prevê solar e baterias para pôr fim ao diesel em Noronha

Iniciativa da Neoenergia prevê 30 mil módulos solares e sistemas de baterias para zerar o uso do combustível fóssil até 2027

14/11/2025