A Embraer colocou em operação seu maior projeto de geração solar, localizado na sede da Embraer Executive Jets, em Melbourne, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. O sistema foi implantado em parceria com a Florida Power & Light Company (FPL), por meio do programa SolarVantage, e faz parte da meta da fabricante de operar com 100% de energia renovável até 2030.
A usina utiliza 1.900 módulos solares com capacidade para gerar 1.800 MWh por ano. A energia produzida deve suprir a maior parte da demanda do Centro de Atendimento ao Cliente da Embraer, reduzindo o consumo de eletricidade da rede local.
Além do sistema próprio, a Embraer aderiu ao programa SolarTogether, também da FPL, que permite o acesso remoto à energia solar gerada em usinas compartilhadas. Com a adesão, as instalações da empresa na Flórida poderão ter até 45% do consumo anual atendido por energia de fonte solar, o que representa uma compensação estimada de 10 GWh no primeiro ano.
Segundo a vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação da Embraer, Andreza Alberto, a companhia pretende ampliar o uso da energia solar para outras áreas do campus de Melbourne e em unidades adicionais na Flórida.
O projeto integra as ações da empresa para reduzir emissões e diversificar suas fontes energéticas. Outras medidas incluem o uso crescente de combustível sustentável de aviação (SAF) nas operações de voo realizadas em suas instalações nos Estados Unidos.
Mais Notícias FOTOVOLT
Nova PNAST cria Temporadas de Acesso e extingue análise por fila na Rede Básica.
12/12/2025
Contribuições vão orientar novos critérios de conexão de carregadores à rede
12/12/2025
Acordo cobre 120 unidades e prevê 2,1 GWh anuais em energia renovável
11/12/2025