A Embraer colocou em operação seu maior projeto de geração solar, localizado na sede da Embraer Executive Jets, em Melbourne, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. O sistema foi implantado em parceria com a Florida Power & Light Company (FPL), por meio do programa SolarVantage, e faz parte da meta da fabricante de operar com 100% de energia renovável até 2030.

A usina utiliza 1.900 módulos solares com capacidade para gerar 1.800 MWh por ano. A energia produzida deve suprir a maior parte da demanda do Centro de Atendimento ao Cliente da Embraer, reduzindo o consumo de eletricidade da rede local.

Além do sistema próprio, a Embraer aderiu ao programa SolarTogether, também da FPL, que permite o acesso remoto à energia solar gerada em usinas compartilhadas. Com a adesão, as instalações da empresa na Flórida poderão ter até 45% do consumo anual atendido por energia de fonte solar, o que representa uma compensação estimada de 10 GWh no primeiro ano.

Segundo a vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação da Embraer, Andreza Alberto, a companhia pretende ampliar o uso da energia solar para outras áreas do campus de Melbourne e em unidades adicionais na Flórida.

O projeto integra as ações da empresa para reduzir emissões e diversificar suas fontes energéticas. Outras medidas incluem o uso crescente de combustível sustentável de aviação (SAF) nas operações de voo realizadas em suas instalações nos Estados Unidos.



Mais Notícias FOTOVOLT



ArcelorMittal conclui implantação de solar em parque eólico na Bahia

Com capacidade de 200 MW e investimento de R$ 700 milhões, usina solar complementa eólica de 553,5 MW

26/03/2026


Evento em SP debate licenciamento ambiental de usinas solares flutuantes

Setor elétrico e órgãos ambientais vão discutir critérios, desafios e caminhos para a regulamentação do licenciamento dessas usinas

26/03/2026


Governo do Piauí firma acordo para solar concentrada com armazenamento térmico

Projeto da CGN Brasil com o Piauí Instituto de tecnologia vai estudar implantação de usina CSP piloto de 100 MW

26/03/2026