A Concert Technologies apresentou no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) o projeto “Microrrede em rede de distribuição de média tensão utilizando sistemas de armazenamento com baterias”, desenvolvido em parceria com a Cemig. Os testes, realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), demonstraram o potencial dos sistemas de armazenamento de energia com baterias (SAEB) para aumentar a confiabilidade da rede elétrica e permitir a operação ilhada de microrredes em casos de contingência.

A partir dos resultados obtidos em Belo Horizonte, a Cemig estruturou o projeto da microrrede de Serra da Saudade, menor município do país, que combina geração solar, baterias de armazenamento e sistemas de medição inteligente. O objetivo é garantir fornecimento contínuo de energia elétrica a toda a cidade, reduzindo custos e melhorando a qualidade do serviço em áreas remotas.

Com capacidade de 1 MWh e potência nominal de 750 kVA, o conjunto de baterias pode ser operado remotamente pelo Centro de Operação da Distribuição (COD) da Cemig, com suporte de um sistema de gerenciamento de recursos distribuídos (DERMS). O modelo permite maior autonomia e precisão no controle do fluxo de energia.

A Concert foi responsável pela especificação, aquisição de equipamentos, simulações, comissionamento e execução dos testes, em parceria com a Fundação de Inovação Tecnológica (Fitec), o Instituto de Tecnologia em Energia e Meio Ambiente (ITEMM) e a UFMG. A experiência da empresa em engenharia e integração de sistemas foi apontada como um dos fatores que contribuíram para o sucesso da iniciativa.

Segundo a Concert, o modelo também pode ser aplicado em outros contextos, como plantas industriais, data centers e redes de distribuição, ampliando a flexibilidade e a resiliência do sistema elétrico.



Mais Notícias FOTOVOLT



Consulta pública para definir regras do leilão de baterias

Portaria do MME em análise estabelece diretrizes para contratação de potência por meio de sistemas de armazenamento de energia

14/11/2025


Estudo vê ganho com maior presença de BESS nos leilões

Pagamentos de capacidade podem cair 14% e emissões até 37% se 40% da energia vier de baterias, aponta análise da Aurora

14/11/2025


Projeto prevê solar e baterias para pôr fim ao diesel em Noronha

Iniciativa da Neoenergia prevê 30 mil módulos solares e sistemas de baterias para zerar o uso do combustível fóssil até 2027

14/11/2025