A Concert Technologies apresentou no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) o projeto “Microrrede em rede de distribuição de média tensão utilizando sistemas de armazenamento com baterias”, desenvolvido em parceria com a Cemig. Os testes, realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), demonstraram o potencial dos sistemas de armazenamento de energia com baterias (SAEB) para aumentar a confiabilidade da rede elétrica e permitir a operação ilhada de microrredes em casos de contingência.

A partir dos resultados obtidos em Belo Horizonte, a Cemig estruturou o projeto da microrrede de Serra da Saudade, menor município do país, que combina geração solar, baterias de armazenamento e sistemas de medição inteligente. O objetivo é garantir fornecimento contínuo de energia elétrica a toda a cidade, reduzindo custos e melhorando a qualidade do serviço em áreas remotas.

Com capacidade de 1 MWh e potência nominal de 750 kVA, o conjunto de baterias pode ser operado remotamente pelo Centro de Operação da Distribuição (COD) da Cemig, com suporte de um sistema de gerenciamento de recursos distribuídos (DERMS). O modelo permite maior autonomia e precisão no controle do fluxo de energia.

A Concert foi responsável pela especificação, aquisição de equipamentos, simulações, comissionamento e execução dos testes, em parceria com a Fundação de Inovação Tecnológica (Fitec), o Instituto de Tecnologia em Energia e Meio Ambiente (ITEMM) e a UFMG. A experiência da empresa em engenharia e integração de sistemas foi apontada como um dos fatores que contribuíram para o sucesso da iniciativa.

Segundo a Concert, o modelo também pode ser aplicado em outros contextos, como plantas industriais, data centers e redes de distribuição, ampliando a flexibilidade e a resiliência do sistema elétrico.



Mais Notícias FOTOVOLT



Custo da energia solar cai e payback fica abaixo de três anos

Levantamento da Solfácil aponta estados com menor preço por watt-pico para sistemas residenciais, com destaque para o Acre

05/12/2025


Absolar realiza encontro nacional em São Paulo

Evento discutirá reforma do setor elétrico, energia solar e armazenamento

05/12/2025


The smarter E Award 2026 abre inscrições em dezembro

Premiação internacional recebe projetos e soluções até 20 de março de 2026

05/12/2025