A EDP abriu inscrições para o edital Energia Solidária, que prevê destinar até R$ 500 mil a iniciativas de transição energética justa nas frentes de Acesso à Energia, Eficiência Energética e Combate à Pobreza Energética. As propostas devem ser registradas até 7 de novembro no site do programa.

Os projetos precisam ser executados em municípios da área de concessão e atuação da EDP no Brasil. Estão contemplados Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. A relação completa de cidades elegíveis está disponível no edital.

Entre os exemplos de iniciativas, o regulamento cita geração compartilhada associada à capacitação de mão de obra, e ações de eficiência energética em comunidades em pobreza energética ou em áreas urbanas onde haja potencial de redução de consumo e de adoção de fontes renováveis.

Serão priorizadas propostas que promovam igualdade de gênero e incorporem soluções inovadoras, incluindo tecnologias sociais. A avaliação considerará, entre outros pontos, disponibilidade de recursos, consistência técnica, alinhamento ao edital, relevância social, parcerias, custo-benefício, impacto, sustentabilidade, escalabilidade, inovação e local de execução.

O cronograma prevê comunicação aos finalistas em janeiro de 2026 e divulgação dos vencedores em fevereiro do mesmo ano. A execução das propostas selecionadas terá duração de 12 meses.

As inscrições vão até 7 de novembro. Informações, regulamento e submissão de propostas: prosas.com.br/editais/16344-edp-energia-solid-ria-2025-2026.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025