A Iguá Rio, concessionária de saneamento, passou a operar com 100% de energia renovável a partir de fonte solar. Segundo comunicado, a transição marca um avanço na estratégia nacional do grupo Iguá Saneamento, que já utiliza mais de 90% de energia limpa em suas operações, certificada por I-RECs (International Renewable Energy Certificates).

A conquista foi possível com a entrada em operação de terceira usina solar fotovoltaica exclusiva para a companhia, em Cabo Frio, RJ, operada pela Faro Energy. Antes disso, em 2024, duas usinas, com mesma capacidade da nova, passaram a gerar créditos verdes exclusivamente para unidades consumidoras da Iguá Rio, com produção equivalente a 2,3 mil MWh/ano cada. A energia é utilizada na modalidade de autoconsumo remoto.

Além disso, atualmente cinco unidades da companhia — Iguá Rio, Águas Cuiabá (MT), Paranaguá (PR), Sanessol (SP) e Atibaia (SP) — são abastecidas por energia solar do complexo solar Janaúba, em Minas Gerais, da Elera Renováveis, na modalidade de autoprodução. A expectativa da empresa com esses projetos é evitar a emissão de mais de 100 mil toneladas de gases de efeito estufa em 15 anos.

No plano nacional, a Iguá iniciou a transição em 2019, ao ingressar no mercado livre de energia. Entre 2024 e 2025, a Iguá também reduziu seu consumo específico de energia de 0,33 kWh/m³ para 0,30 kWh/m³, resultado de investimentos em automação, modernização e gestão energética estratégica, reforçando o compromisso com a agenda climática.

Segundo o Instituto Trata Brasil, o setor de saneamento consome cerca de 3% da energia produzida no País, devido ao uso intensivo em sistemas de abastecimento e esgotamento. Com a mudança, a Iguá Rio deixará de emitir 1,3 tonelada de CO₂ ao ano, volume equivalente ao plantio de 8,2 mil árvores.



Mais Notícias FOTOVOLT



Leilão de sistemas isolados contrata R$ 313 milhões em projetos

Usinas híbridas no Amazonas e Pará incluem solar, térmicas a diesel e sistemas de baterias, sendo um deles o maior do país

03/10/2025


GD solar soma 4,5 GW e R$ 11 bi no 1º semestre de 2025

Estudo da Greener aponta queda em orçamentos, mas melhora no payback

03/10/2025


Bombeiros de SP divulgarão norma para pontos de recarga em garagens

Instrução não vai contemplar instalação de sprinklers, detectores de fumaça, exaustores e planos de gerenciamento de risco

03/10/2025