A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) realizou no Congresso Nacional um evento de comemoração de 10 anos de sua fundação, durante qual a entidade apresentou a campanha “Desligar a geração distribuída é negar os direitos do consumidor”, lançada em agosto deste ano para defender os direitos de quem investiu no modelo de geração própria a partir da Lei 14.300/2022. Segundo comunicado, “o movimento em prol da energia limpa e democrática reforça o direito de cada cidadão de gerar a sua própria energia e reitera o compromisso da ABGD com um futuro sustentável e inclusivo”.
No evento, a entidade destacou os avanços alcançados nos últimos 10 anos, incluindo o crescimento exponencial de sistemas de energia solar em residências, comércios e indústrias, e a consolidação de políticas públicas que garantem o acesso à energia limpa. “Quando começamos, a geração distribuída era quase um sonho. Poucas pessoas conheciam o tema, menos ainda acreditavam que essa forma de geração poderia transformar a maneira como produzimos e consumimos energia no Brasil. Hoje essa é uma realidade sem volta, mesmo que muitos setores que perderam privilégios tentem inviabilizar a geração distribuída, com ataques que utilizam dados completamente distorcidos” afirmou Carlos Evangelista, presidente da ABGD, no comunicado da entidade.
A campanha da ABGD sublinha os direitos assegurados pela Lei nº 14.300/2022, considerada o marco legal da GD, que segundo a associação está sendo ameaçada por emendas parlamentares que tentam alterar direitos já conquistados. “Considerada um avanço para o setor elétrico, [a lei] permitiu a produção de energia ― principalmente solar ― em residências, pequenos negócios, hospitais, escolas e condomínios, gerando economia na fatura de cerca de 6,9 milhões de unidades consumidoras, impactando positivamente aproximadamente 20 milhões de pessoas em todo o Brasil.”
Durante o encontro, a entidade recebeu apoio dos deputados Lúcio Mosquini (MDB-RO),
Murilo Gouvêa (União - RJ), Pedro Uczai (PT-SC) e Lafayette de Andrada (Republicanos - MG), finaliza a nota.
Mais Notícias FOTOVOLT
Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis
31/10/2025
Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal
31/10/2025
Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.
31/10/2025