O instituto de pesquisas alemão Fraunhofer ISE desenvolveu um procedimento de teste para inversores grid-forming no âmbito do projeto GFM Benchmark, em parceria com os quatro operadores de transmissão da Alemanha. O método foi aplicado a equipamentos de diferentes fabricantes para avaliar sua capacidade de contribuir com a estabilidade do sistema elétrico.

O objetivo foi verificar a prontidão de mercado dos dispositivos e gerar subsídios para novos padrões de teste nacionais e europeus. A tecnologia grid-forming, essencial para manter amplitude e frequência da tensão, ainda não possui padronização clara, o que leva a diferentes interpretações técnicas.

Na primeira fase, o Fraunhofer ISE e as operadoras 50Hertz, TransnetBW, Amprion e Tennet definiram critérios de medição e avaliação das propriedades estabilizadoras dos inversores, considerando experiências práticas e pesquisas anteriores.

Sete fabricantes participaram dos testes com inversores de armazenamento entre alguns quilowatts e 5 megawatts. Os dispositivos, em estágios que variaram de protótipos a modelos comerciais, foram submetidos a condições normais e críticas, incluindo variações rápidas de frequência, curtos-circuitos e saltos de fase.

Os resultados indicaram semelhanças em cenários definidos e diferenças relevantes em condições complexas, permitindo sugerir melhorias de desempenho para a maioria dos equipamentos avaliados.

Parte das conclusões foi incorporada à nota VDE FNN “Propriedades de grid-forming”, documento que estabelece requisitos e procedimentos de verificação e que servirá de base para o mercado de reserva instantânea previsto para 2026.

Com a experiência acumulada, o Fraunhofer ISE está preparado para apoiar fabricantes e usuários em processos de certificação. Em paralelo, a rede europeia de operadores de transmissão (ENTSO-E) elabora um guia para harmonizar regulamentos nacionais e facilitar a adoção dos inversores.

Segundo o instituto, a iniciativa contribui para que sistemas de geração renovável e armazenamento assumam funções essenciais de estabilidade, reforçando o papel dos inversores na segurança do sistema elétrico em cenário de maior participação das fontes limpas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Energia solar espacial pode suprir Europa e cortar custo em € 35 bi

Estudo do King’s College projeta economia anual e redução da dependência de renováveis terrestres até 2050

12/09/2025


Canadian Solar lança módulos de baixo carbono

Novos modelos atingem 24,4% de eficiência e reduzem pegada de carbono para 285 kg por kW

12/09/2025