A Prefeitura de Cotia, em São Paulo, iniciou a implantação de sistemas de energia solar em prédios públicos municipais. A primeira etapa do projeto contempla 23 unidades, incluindo escolas, creches, unidades de saúde e prédios administrativos. 

O Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira, no bairro Caucaia do Alto (creche), foi a primeira unidade a receber o sistema. Está previsto que a creche seja totalmente abastecida por energia solar até a primeira quinzena de outubro. 

Para suprir completamente a demanda da creche, estão sendo instalados 428 módulos fotovoltaicos com capacidade de geração de 300 kWp. O sistema inclui um medidor bidirecional, que registra a energia excedente injetada na rede elétrica da concessionária Enel. Esses créditos podem ser utilizados para abater o consumo de outras unidades públicas. 

De acordo com o prefeito Welington Formiga, o projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e visa promover economia nos cofres públicos. A implantação ocorrerá de forma gradual, com expansão para outras escolas e prédios públicos, conforme avanço da execução do programa.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026