A Prefeitura de Cotia, em São Paulo, iniciou a implantação de sistemas de energia solar em prédios públicos municipais. A primeira etapa do projeto contempla 23 unidades, incluindo escolas, creches, unidades de saúde e prédios administrativos. 

O Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira, no bairro Caucaia do Alto (creche), foi a primeira unidade a receber o sistema. Está previsto que a creche seja totalmente abastecida por energia solar até a primeira quinzena de outubro. 

Para suprir completamente a demanda da creche, estão sendo instalados 428 módulos fotovoltaicos com capacidade de geração de 300 kWp. O sistema inclui um medidor bidirecional, que registra a energia excedente injetada na rede elétrica da concessionária Enel. Esses créditos podem ser utilizados para abater o consumo de outras unidades públicas. 

De acordo com o prefeito Welington Formiga, o projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e visa promover economia nos cofres públicos. A implantação ocorrerá de forma gradual, com expansão para outras escolas e prédios públicos, conforme avanço da execução do programa.



Mais Notícias FOTOVOLT



Energia solar espacial pode suprir Europa e cortar custo em € 35 bi

Estudo do King’s College projeta economia anual e redução da dependência de renováveis terrestres até 2050

12/09/2025


Canadian Solar lança módulos de baixo carbono

Novos modelos atingem 24,4% de eficiência e reduzem pegada de carbono para 285 kg por kW

12/09/2025