Uma parceria entre a Energy Trade e o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ) resultou no desenvolvimento de um revestimento inteligente para módulos solares fotovoltaicos, com propriedades hidrofóbicas e de autolimpeza. A solução busca enfrentar um dos maiores desafios da geração solar: o acúmulo de sujeira que compromete a absorção de radiação e pode reduzir a eficiência em até 30%.

A tecnologia foi projetada para aplicação simples e baixa necessidade de manutenção, atendendo desde sistemas residenciais e comerciais até grandes usinas solares. O público-alvo inclui fabricantes, integradores e operadores de parques solares interessados em elevar a eficiência e reduzir custos operacionais.

Com duração de 24 meses, o projeto foi dividido em três fases. A primeira consistiu na investigação de rotas tecnológicas e caracterização de referências comerciais. Em seguida, a equipe trabalhou no desenvolvimento da formulação, aprimorando propriedades de aplicação e desempenho. Na etapa final, o revestimento foi otimizado e submetido a validação em diferentes condições.

Nos ensaios simulados, os protótipos tratados apresentaram queda inferior a 4% na potência gerada mesmo em ambientes com alta concentração de poeira, enquanto os painéis sem revestimento tiveram redução superior a 30%. Os resultados, segundo o ISI-EQ, indicam potencial para manter a geração estável ao longo do tempo e diminuir a frequência de limpezas.

Com a fase de pesquisa e validação concluída em ambiente controlado, a iniciativa avança para testes externos e para a etapa de industrialização, conduzida pela Energy Trade.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026