A Hitachi Energy, empresa global em tecnologias para eletrificação e redes de energia, realiza no próximo dia 26 evento para comemorar o início da construção de uma nova fábrica de transformadores de potência em Pindamonhangaba (SP). A planta faz parte de investimento de aproximadamente US$ 200 milhões no Brasil, anunciado em 2024, do qual 80% está sendo destinado à construção da nova unidade. Presente no País há mais de 70 anos, a empresa já possui fábricas em Guarulhos (SP) e Blumenau (SC).
A nova fábrica terá foco no atendimento a projetos de grande escala nas áreas de transmissão, geração e distribuição de energia elétrica, tanto para o mercado nacional quanto internacional, acompanhando a crescente demanda global, diz a empresa em comunicado. A escolha de Pindamonhangaba deveu-se a que a cidade se localiza entre as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro e próxima aos portos de Itaguaí (RJ) e Santos (SP). Prevista para ser concluída em 2028, a fábrica terá produção de transformadores “de última geração, utilizando maquinário moderno e eficiente”. A subestação da planta funcionará também como showroom, no qual os clientes poderão observar as soluções e equipamentos tecnológicos da companhia e sua aplicação em digitalização operacional e sustentabilidade na transição energética.
Com área construída de 46.300 m² na primeira fase e expectativa de gerar 450 empregos diretos e cerca de 1.800 indiretos, a fábrica, junto com a expansão da unidade de Guarulhos, dobrará a capacidade de produção da empresa no País, aumentando proporcionalmente suas receitas em relação à previsão para 2025. A planta foi projetada para obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida a projetos sustentáveis e de alto desempenho ambiental. Entre as iniciativas adotadas estão uso de materiais de baixo impacto ambiental, sistema de reaproveitamento de água da chuva, uso de fontes renováveis e iluminação natural para maior eficiência energética, e gestão de resíduos e controle de emissões.
“A nova planta representa um grande avanço para a nossa operação regional. Não existe transição energética sem transmissão e, à medida que expandimos a geração para atender à demanda crescente, precisamos desenvolver novas infraestruturas elétricas que integrem renováveis e outras fontes limpas, além de modernizar e otimizar as redes existentes, tornando-as mais robustas e confiáveis”, afirmou Glauco Freitas, Country Managing Director da Hitachi Energy no Brasil.
O investimento no Brasil faz parte de um programa global de mais de US$ 9 bilhões, que segundo a empresa é o maior do setor no mundo, por meio do qual a Hitachi Energy está expandindo sua capacidade de manufatura, P&D, engenharia e parcerias.
Mais Notícias FOTOVOLT
CEO da Eletricus alerta para riscos de instalações malfeitas e critica diretrizes que encarecem adaptação em condomínios
29/08/2025
Rapid shutdown não sofrerá alteração em relação ao texto atual
29/08/2025
Unidade que será erguida no Pecém, no Ceará, vai demandar 6,6 WG de capacidade adicional em eólicas e solares, que também terá data center
29/08/2025