Liderado pela Comerc, empresa da Vibra, com apoio do Instituto AYA, Instituto Kabu e Instituto A Gente Transforma, o projeto Conexão Kayapó está implantando sistemas solares com baterias em aldeias indígenas das etnias Kayapó e Panará, no sul do Pará e norte do Mato Grosso. A iniciativa contempla as terras indígenas Menkragnoti, Baú, Capoto/Jarina e Panará, áreas localizadas no chamado Arco do Desmatamento.
A fase piloto foi concluída em dezembro de 2024, na aldeia Pykany, com investimento de R$ 2 milhões. Foram instalados 35 sistemas de fornecimento contínuo de energia para residências, escola, posto de saúde e bases de vigilância.
Ao todo, o projeto beneficiará mais de 1,5 mil pessoas com energia em mais de 160 residências, distribuídas em 18 aldeias e sete bases de monitoramento territorial. O investimento estimado para a expansão será superior a R$ 14 milhões.
A energia solar permitirá atividades noturnas como aulas, reuniões e produção de artesanato, além de viabilizar acesso à internet via satélite. Também reforçará o monitoramento ambiental, ampliando a capacidade de resposta contra desmatamento e garimpo ilegais.
O Instituto Kabu é responsável pela coordenação em 18 aldeias e sete bases, enquanto o Instituto Raoni atua em 15 aldeias, três bases e uma unidade produtiva.
O projeto foi indicado ao Earthshot Prize 2025, premiação internacional que será realizada no Rio de Janeiro. Segundo estimativas, cerca de 79 mil indígenas vivem sem acesso à energia elétrica na Amazônia Legal, e parte deles poderá ser atendida em futuras fases do Conexão Kayapó.
O modelo é considerado escalável e poderá ser replicado em outras regiões, combinando geração fotovoltaica, armazenamento e gestão comunitária para promover autonomia energética e fortalecimento territorial.
Mais Notícias FOTOVOLT
Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente
15/08/2025
Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País
15/08/2025
Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar
15/08/2025