A TTS Energia firmou contrato com a Minum/Genco para a construção de duas usinas solares no interior do Pará, totalizando 7,5 MW de potência instalada. O investimento de R$ 17 milhões contempla projetos nas cidades de Moju e Paragominas, voltados ao modelo de geração distribuída compartilhada.
As usinas vão abastecer cerca de 1,5 mil unidades consumidoras, entre residências e comércios, com economia estimada entre 12% e 20% na conta de energia. Os empreendimentos atenderão consumidores locais por meio de consórcios ou cooperativas, conforme regras da geração distribuída remota.
Com potência de 5 MWca, a usina de Moju contará com 10,8 mil módulos fotovoltaicos e estruturas com tracker. As obras devem começar ainda neste mês e a entrega está prevista para novembro próximo. Já o projeto de Paragominas terá 2,5 MWca de capacidade instalada, com 5,4 mil módulos solares. A construção está prevista para iniciar em julho, com conclusão estimada para janeiro de 2026.
A TTS Energia atuará na modalidade EPC Parcial, sendo responsável pelos serviços de engenharia, suprimentos parciais e execução das obras civis e eletromecânicas de ambos os empreendimentos. A Minum/Genco, por sua vez, é especializada na gestão e operação de usinas solares e utilizará os ativos para comercialização de energia no mercado de geração compartilhada. A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de ampliar a atuação no Norte do país.
A expansão no Norte também vale para a TTS. Segundo seu CEO, Jacques Hulshof, os projetos reforçam a presença da empresa na região, ainda muito dependente de termelétricas a diesel. “Além de levar energia solar competitiva, contribuímos com a descarbonização da matriz energética amazônica”, afirma.
Mais Notícias FOTOVOLT
Estudo do King’s College projeta economia anual e redução da dependência de renováveis terrestres até 2050
12/09/2025
Novos modelos atingem 24,4% de eficiência e reduzem pegada de carbono para 285 kg por kW
12/09/2025
12/09/2025