Uma pesquisa liderada pela Universidade de York, da Inglaterra, em cooperação com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, de Portugal, descobriu que utilizar um novo desenho de células solares, similar ao do tabuleiro de xadrez, pode aumentar em até 125% a capacidade de absorção da luz.

Os pesquisadores das duas instituições, ao analisarem o impacto de diferentes estruturas superficiais na absorção de luz, chegaram ao novo desenho, que pode levar à produção de células mais finas, leves e flexíveis. Isso torna a tecnologia mais eficiente, com maior fator de capacidade, e permite seu uso em vários tipos de produtos.

Os cientistas descobriram que o design de tabuleiro de xadrez melhorou a difração, o que aumentou a probabilidade de a luz ser absorvida. Como o silício de grau solar consome muita energia para ser produzido, o fato de a tecnologia criar células mais finas tornaria os sistemas muito mais baratos.

De acordo com o líder da pesquisa, Christian Schuster, do departamento de física da Universidade de York, a descoberta oferece potencial para integrar ainda mais as células solares em materiais mais finos e flexíveis, para além do uso em geração solar em usinas. Segundo ele, é possível fornecer dez vezes mais potência solar com a mesma quantidade de material absorvente.

O estudo pode ter relevância não só nos setores de células solares e LEDs, mas também em diversas aplicações, como barreiras acústicas, painéis quebra-vento, superfícies antiderrapantes, biossensores e arrefecimento atômico. O novo design, segundo os pesquisadores, abre caminho para estruturas difrativas simples, com impacto potencial além das aplicações fotônicas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025