A sueca Scania está desenvolvendo um caminhão híbrido elétrico plug-in alimentado por caçamba com 18 metros de comprimento revestida de células solares. O caminhão será operado pela transportadora Ernst Express e está sendo testado na Suécia, onde já demonstrou economia potencial de combustível de até 10%.

Além de cobrir as áreas laterais da caçamba, as células também cobrem o teto desta, resultando em uma área revestida de 140 metros quadrados. No total, a estimativa é de que as células gerem 14 MWh por ano.

O projeto de pesquisa também examinará se a caçamba pode gerar eletricidade para a rede de energia quando as baterias estiverem totalmente carregadas e o caminhão estacionado ou parado por um fim de semana. Na Suécia, há luz solar suficiente da primavera ao outono para a geração e, embora o sol seja fraco, exceto durante o verão, há horas adequadas para a viabilidade do projeto. Já durante o inverno, o caminhão não teria energia solar suficiente. Em países com mais radiação solar, como Espanha, os técnicos concluíram que a economia de combustível chega a ser duas vezes maior.

O projeto da Scania é financiado pela agência de inovação do governo sueco. Além do envolvimento da transportadora, também a empresa Midsummer entra na pesquisa com o desenvolvimento dos painéis solares. Além disso, a Universidade de Uppsala e a empresa Dalakraft são parceiras do projeto.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024