A Itaipu Binacional vai lançar edital para instalação de módulos solares fotovoltaicos em todas as universidades públicas do Paraná e Mato Grosso do Sul. A estimativa é a de que cerca de 240 mil pessoas sejam beneficiadas com as instalações. Poderão ser contemplados 118 campi de 17 instituições de ensino em todo o Paraná e ainda no sul do MS.
Serão atendidas no programa universidades federais e estaduais e ainda unidades da Rede Federal de Ensino. O edital deve ser lançado até o fim do ano para, em 2026, serem iniciados os contratos de serviço que serão geridos pela Caixa Econômica Federal. A medida é do governo federal em parceria com a Binacional, por meio do “Programa Itaipu Mais que Energia”, que visa melhorias no ensino público.
Segundo o diretor-geral do lado brasileiro da Itaipu, Enio Verri, toda instituição pública de ensino superior poderá ter uma usina fotovoltaica, com o projeto custeado pela Itaipu, desde que se inscreva e siga as diretrizes do edital a ser lançado. “Isso vai reduzir o custo dessas universidades, permitindo que elas façam aportes em outras áreas da educação”, afirmou.
Mais Notícias FOTOVOLT
Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA
13/02/2026
Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS
13/02/2026
Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país
13/02/2026