A Longi, fabricante chinesa de módulos fotovoltaicos, lançou durante a Intersolar Europe, em Munique, no dia 7 de maio, um módulo premium com estrutura de contato traseiro (BC) e baseada em tecnologia de heterojunção (HJT). Segundo a empresa, trata-se da primeira vez que esse tipo de tecnologia foi implementado com sucesso em um módulo comercializado.
Batizado de Hi-MO S10, o módulo oferece eficiência de 25%. Bifacial e com 54 células, o modelo foi projetado apenas para residências e tem uma potência máxima de até 510 W, levando a uma relação de potência por metro quadrado de 250 W/m². A garantia é de 30 anos para capacidade de geração de energia e materiais.
A tecnologia utilizada no módulo incorpora a tecnologia de célula HJT + BC - apelidada de HBC - que combina a passivação de alta eficiência da heterojunção com a absorção de luz multi-superfície do projeto do contato traseiro (BC). Segundo comunicado, isso resulta em passivação de superfície total de todos os ângulos, reduzindo a perda de recombinação de metal a zero e permitindo tensão de circuito aberto (Voc) superior a 750 mV. A célula HBC tem até 27,3% de eficiência.
Ainda segundo a empresa, comparado aos módulos convencionais, o Hi-MO S10 oferece 40 W a mais de potência e pode aumentar a capacidade de instalação no telhado em até 9%. O coeficiente de temperatura é de -0,24%/°C, limitando as perdas de desempenho em altas temperaturas, e a degradação do módulo é de apenas 1% no primeiro ano, seguida por uma taxa anual de 0,35%, suportando cargas de neve de até 4 metros (6000 Pa) e ventos de nível de furacão (3600 Pa), com classificação de incêndio Classe A.
Mais Notícias FOTOVOLT
Na Alemanha, maior evento global da indústria de energia renovável atraiu mais de 107 mil visitantes e demonstrou integração entre soluções para a transição energética.
15/05/2025
Usina fotovoltaica do Palácio vai gerar economia de R$ 1 milhão de reais por ano para os cofres públicos.
15/05/2025
Conclusão é de acompanhamento da SolarPower Europe, que alerta para a importância das baterias no suporte à inserção de renováveis no sistema
15/05/2025