A Thopen, empresa de geração e comercialização de energia no mercado livre fundada em março pela Pontal Energy, captou R$ 90 milhões em emissão de debêntures incentivadas para financiar projetos de usinas solares fotovoltaicas nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Ceará. A previsão é que as usinas entrem em operação já em setembro deste ano.

Todas as usinas contempladas no planejamento de investimento somarão capacidade aproximada de 27,9 MWp. Os projetos serão os de Rondonópolis, Diamantino e Canarana 2, em Mato Grosso, e de Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, os locais escolhidos são Monte Aprazível e Bernardino de Campos. No Espírito Santo, serão as usinas Fazenda Córrego do Sapucaia e Fazenda Primavera. Completam a lista as UFVs Colorado e Umuarama, no Paraná, e Sítio Bonfim, no Ceará.

“Esse aporte será muito importante para os planos de expansão da Thopen. Pretendemos investir mais de R$ 2 bilhões na plataforma até 2027”, disse o CEO da Pontal Energy e da Thopen, Gustavo Ribeiro. As duas empresas juntas têm em operação, entre usinas solares e eólicas, um total de 608 MW de potência instalada. Além disso, há pipeline de projetos greenfield que somam mais de 1 GW. Em geração distribuída, a capacidade total instalada é de 163 MWp.

A Thopen faz ainda a gestão de 250 mil unidades consumidoras no mercado livre e está construindo 40 novas usinas de GD, que aumentarão a capacidade total de geração de energia renovável para 300 MWp.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025