O mercado de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) do setor fotovoltaico manteve o ritmo de aceleração nos três primeiros meses de 2025, com 15 novas transações monitoradas ― crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2024. É o que mostra o novo “Boletim M&A” produzido pela Greener com base em monitoramento de transações públicas.
Segundo comunicado, a geração centralizada (GC) protagonizou sete das oito transações envolvendo usinas, mais que o dobro do registrado no primeiro trimestre de 2024. No total foram negociadas 42 usinas, somando GC e geração distribuída (GD), acumulando 1,1 GWp de potência.
Ainda de acordo com o levantamento, 43% das transações entre empresas são aquisições de companhias de serviços de energia, como automação, monitoramento, infraestrutura, smart grid e IoT (Internet das Coisas). Sobre o perfil das investidoras, 58% atuam com geração e/ou comercialização de energia.
A consultoria destaca ainda o que seria um novo momento do mercado, marcado por transações com motivações “cada vez mais estratégicas”. Para Nathan da Rosa, consultor de negócios da Greener, “2025 começou com expressiva movimentação, com os players investindo em reestruturação de portfólios e buscando oportunidades estratégicas”,
O Boletim M&A do 1º trimestre de 2025 está disponível para download gratuito neste link.
Mais Notícias FOTOVOLT
Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis
31/10/2025
Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal
31/10/2025
Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.
31/10/2025