O mercado de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) do setor fotovoltaico manteve o ritmo de aceleração nos três primeiros meses de 2025, com 15 novas transações monitoradas ― crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2024. É o que mostra o novo “Boletim M&A” produzido pela Greener com base em monitoramento de transações públicas.

Segundo comunicado, a geração centralizada (GC) protagonizou sete das oito transações envolvendo usinas, mais que o dobro do registrado no primeiro trimestre de 2024. No total foram negociadas 42 usinas, somando GC e geração distribuída (GD), acumulando 1,1 GWp de potência.

Ainda de acordo com o levantamento, 43% das transações entre empresas são aquisições de companhias de serviços de energia, como automação, monitoramento, infraestrutura, smart grid e IoT (Internet das Coisas). Sobre o perfil das investidoras, 58% atuam com geração e/ou comercialização de energia.

A consultoria destaca ainda o que seria um novo momento do mercado, marcado por transações com motivações “cada vez mais estratégicas”. Para Nathan da Rosa, consultor de negócios da Greener, “2025 começou com expressiva movimentação, com os players investindo em reestruturação de portfólios e buscando oportunidades estratégicas”, 

O Boletim M&A do 1º trimestre de 2025 está disponível para download gratuito neste link.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025