A Ingeteam, fabricante de inversores, foi a primeira empresa a receber validação do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico para um modelo matemático específico para usinas fotovoltaicas, voltado para garantir a operação de UFVs de forma segura e integrada à rede elétrica e permitir simulações em diferentes cenários.

A validação consta do relatório de análise de perturbação RAP-ONS 0012/2023, que incorporou o primeiro modelo matemático para usinas fotovoltaicas. Em revisão de dados de janeiro de 2025, o modelo representa todos os inversores atualmente implantados da Ingeteam, mais especificamente as plataformas Ingecon SUN series B e C, a família de inversores e de PPC que compreende 21% da potência instalada de geração fotovoltaica no horizonte de curto prazo.

No total, o modelo validado e parametrizado de acordo com os dados encaminhados ao ONS pelos agentes operadores foi associado a 2,098 MW, o que corresponde a 84,6% da potência dos parques que possuem o equipamento da Ingeteam. 

Segundo comunicado da empresa, a validação dos modelos traz benefícios como conformidade regulatória, segurança operacional, otimização da geração de energia e maior credibilidade para investimentos. Por outro lado, a ausência da aprovação pode resultar em restrições operacionais, riscos de desconexão, incertezas na geração e prejuízos financeiros.



Mais Notícias FOTOVOLT



Governo altera regras de acesso à rede de transmissão

Nova PNAST cria Temporadas de Acesso e extingue análise por fila na Rede Básica.

12/12/2025


Aneel abre consulta para regras de recarga de veículos elétricos

Contribuições vão orientar novos critérios de conexão de carregadores à rede

12/12/2025


Motiva fecha contrato de GD solar com a Prime Energy

Acordo cobre 120 unidades e prevê 2,1 GWh anuais em energia renovável

11/12/2025