A Ingeteam, fabricante de inversores, foi a primeira empresa a receber validação do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico para um modelo matemático específico para usinas fotovoltaicas, voltado para garantir a operação de UFVs de forma segura e integrada à rede elétrica e permitir simulações em diferentes cenários.
A validação consta do relatório de análise de perturbação RAP-ONS 0012/2023, que incorporou o primeiro modelo matemático para usinas fotovoltaicas. Em revisão de dados de janeiro de 2025, o modelo representa todos os inversores atualmente implantados da Ingeteam, mais especificamente as plataformas Ingecon SUN series B e C, a família de inversores e de PPC que compreende 21% da potência instalada de geração fotovoltaica no horizonte de curto prazo.
No total, o modelo validado e parametrizado de acordo com os dados encaminhados ao ONS pelos agentes operadores foi associado a 2,098 MW, o que corresponde a 84,6% da potência dos parques que possuem o equipamento da Ingeteam.
Segundo comunicado da empresa, a validação dos modelos traz benefícios como conformidade regulatória, segurança operacional, otimização da geração de energia e maior credibilidade para investimentos. Por outro lado, a ausência da aprovação pode resultar em restrições operacionais, riscos de desconexão, incertezas na geração e prejuízos financeiros.
Mais Notícias FOTOVOLT
GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.
17/04/2025
Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.
17/04/2025
Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.
17/04/2025