A EDP atingiu 15 GW em contratos de longo prazo (power purchase agreements, ou PPAs) com clientes de todo o mundo, incluindo algumas das maiores empresas globais. Energia e serviços públicos, data centers, comércio e varejo, energia e gás e indústria de transformação são os cinco setores que lideram a contratação de PPAs com a EDP, informou a empresa em comunicado. A energia renovável contratada por meio desses acordos representa aproximadamente 41,5 TWh, provenientes dos projetos de grande escala.

Somente em 2024, a EDP fechou PPAs com 15 clientes, registrando crescimento de 15% na capacidade contratada em relação a 2023. A maioria dos contratos se refere a ativos solares e eólicos da empresa, embora os sistemas de armazenamento de energia em baterias tenham assumido um papel relevante nos PPAs assinados em 2024, diz o comunicado. 

Entre os principais contratos fechados no último ano destacam-se o PPA de até 200 MWp com a Microsoft, em Singapura, para a iniciativa SolarNova; o PPA de 44 MWp com a Amazon no Japão (no maior projeto solar da EDP naquele país), em Fukushima; PPAs de 184 MWp na Europa; e o acordo de 200 MW no Arizona, EUA, com o Salt River Project. 

Segundo a EDP, o aumento da demanda energética das grandes empresas de tecnologia para seus data centers representou 45% dos contratos fechados pelo grupo em 2024. A empresa já detém 3,2 GW em PPAs para data centers em nível global (22% do total). “Garantir 15 GW de capacidade contratada em PPA é um marco relevante que reforça a posição da EDP como parceiro de confiança desse setor. Esses acordos aumentam a previsibilidade de nossa receita no longo prazo e desempenham papel crucial na aceleração da transição energética”, afirmou o CEO da EDP, Miguel Stilwell d’Andrade.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025