A brasileira UCB Power, fornecedora de sistemas de armazenamento de energia por baterias, assinou um memorando de entendimento (MoU, em inglês) com a Powin, integradora norte-americana também especializada no segmento. O acordo visa atender o mercado brasileiro em demandas em escala de utilities, com sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS) com potências acima de 30 MW.

Segundo comunicado das empresas, a ideia é combinar os pontos fortes complementares de ambas para fornecer BESS comprovados, escaláveis e otimizados localmente para grandes projetos. O texto se refere especificamente à oportunidade criada no Brasil por meio do leilão de reserva de capacidade em forma de potência, o LRCAP Armazenamento, prometido para ocorrer em junho deste ano.

Entre os pontos fortes, a UCB, com fábricas em Manaus, AM, e Extrema, MG, destaca o fato de já ter mais de 65 mil sistemas remotos fora da rede e mais de 120 milhões de baterias de lítio fabricadas até o momento. Já a Powin tem um histórico de entregas de mais de 17 GWh em projetos de BESS e conta com plataforma de hardware e software proprietário (StackOS) para a tecnologia.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel consolida contribuições para regulação do armazenamento

Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente

15/08/2025


Matriz residencial atinge 71,8% de renovabilidade em 2024

Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País

15/08/2025


Liberados R$ 173,9 milhões para obras do Luz para Todos em RO

Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar

15/08/2025