A brasileira UCB Power, fornecedora de sistemas de armazenamento de energia por baterias, assinou um memorando de entendimento (MoU, em inglês) com a Powin, integradora norte-americana também especializada no segmento. O acordo visa atender o mercado brasileiro em demandas em escala de utilities, com sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS) com potências acima de 30 MW.

Segundo comunicado das empresas, a ideia é combinar os pontos fortes complementares de ambas para fornecer BESS comprovados, escaláveis e otimizados localmente para grandes projetos. O texto se refere especificamente à oportunidade criada no Brasil por meio do leilão de reserva de capacidade em forma de potência, o LRCAP Armazenamento, prometido para ocorrer em junho deste ano.

Entre os pontos fortes, a UCB, com fábricas em Manaus, AM, e Extrema, MG, destaca o fato de já ter mais de 65 mil sistemas remotos fora da rede e mais de 120 milhões de baterias de lítio fabricadas até o momento. Já a Powin tem um histórico de entregas de mais de 17 GWh em projetos de BESS e conta com plataforma de hardware e software proprietário (StackOS) para a tecnologia.



Mais Notícias FOTOVOLT



ArcelorMittal conclui implantação de solar em parque eólico na Bahia

Com capacidade de 200 MW e investimento de R$ 700 milhões, usina solar complementa eólica de 553,5 MW

26/03/2026


Evento em SP debate licenciamento ambiental de usinas solares flutuantes

Setor elétrico e órgãos ambientais vão discutir critérios, desafios e caminhos para a regulamentação do licenciamento dessas usinas

26/03/2026


Governo do Piauí firma acordo para solar concentrada com armazenamento térmico

Projeto da CGN Brasil com o Piauí Instituto de tecnologia vai estudar implantação de usina CSP piloto de 100 MW

26/03/2026