A Kroma Energia anunciou investimento de R$ 800 milhões para construir o complexo fotovoltaico Arapuá, o maior parque solar desenvolvido pela empresa e que será localizado em Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, no interior do Ceará. O projeto deve gerar entre 800 e 1000 empregos diretos e indiretos, segundo comunicado da empresa pernambucana.

Com previsão de início da operação comercial no primeiro trimestre de 2026, o complexo terá capacidade instalada de 250 MWp e produção estimada em 537 GWh por ano, o que seria suficiente para abastecer mais de 290 mil residências. O parque contará com 388.800 módulos solares fotovoltaicos distribuídos em uma área de 460 hectares.

O projeto conta com parcerias da área de Solar, BESS & Building de WEG e da empresa Goener, especializada no desenvolvimento de soluções em geração de energias renováveis. O BNB – Banco Nacional do Nordeste entrará com 80% do financiamento do projeto, por meio de recursos do FNDE - Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026