Quase 600 mil novos sistemas de armazenamento em baterias estacionárias foram instalados na Alemanha em 2024, aumentando a capacidade de armazenamento do país em 50% na comparação com o ano anterior, segundo dados da Associação Alemã da Indústria Solar (BSW Solar). Isso eleva o número total de sistemas de armazenamento de baterias instalados para 1,8 milhão, com capacidade total de 19 GWh, o equivalente ao consumo diário de eletricidade de dois milhões de lares de duas pessoas, disse a entidade.
A grande maioria dos novos sistemas de baterias (580 mil) foi instalada em residências, elevando a capacidade total de armazenamento residencial para 15,4 GWh. “Combinar sistemas fotovoltaicos em seu próprio telhado com sistemas de armazenamento agora é barato e se tornou padrão”, disse em comunicado Carsten Körnig, diretor da BSW Solar. “O armazenamento inteligente não apenas economiza custos de energia elétrica para os usuários mas também alivia a carga das redes e reduz os custos da transição energética”, acrescentou.
Além dos novos sistemas residenciais, cerca de 100 sistemas de armazenamento em baterias de grande escala, com capacidade de pelo menos 1 MWh, foram instalados em 2024, o dobro do que foi feito no ano anterior, elevando a capacidade total desse segmento para 2,3 GWh. Segundo a BSW, nos próximos dois anos a instalação de armazenamento de grande porte deve crescer até cinco vezes.
Na divulgação dos números, Körnig conclamou a que a aprovação de novos sistemas de baterias seja acelerada e as barreiras de mercado reduzidas: “Os sistemas de armazenamento são o instrumento mais rápido, barato e eficaz para integrar a energia solar ao mercado de eletricidade e às redes”.
Fonte: Clean Energy Wire
Mais Notícias FOTOVOLT
Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis
31/10/2025
Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal
31/10/2025
Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.
31/10/2025