O retorno sobre o investimento para quem investir em um sistema fotovoltaico em telhados vai variar entre 35% e 45%/ano em 2025 no Brasil, a depender da região e dimensionamento do projeto. A conclusão é de levantamento da plataforma Meu Financiamento Solar, do banco BV, feito com base na comparação de preços de mais de 3 mil empresas instaladoras do país.

Na avaliação da fintech, a projeção otimista tem a ver com a queda no preço dos módulos solares no mercado internacional e no Brasil, que superou as expectativas dos analistas. De acordo com a empresa, de 2022 até 2025 o preço do módulo solar caiu, em média, 60% para o consumidor final no País.

No mercado internacional, os preços dos fabricantes chineses, por exemplo, saíram de USD 0,23/Wp para USD 0,08/Wp entre 2022 e 2025. Segundo a diretora-executiva da Meu Financiamento Solar, Carolina Reis, o retorno do investimento em módulos solares em 2022 no Brasil estava na casa dos 20% ao ano. “O pay-back praticamente dobrou nos últimos três anos”, diz. 

O mapeamento do Meu Financiamento Solar mostra ainda que o cenário de retorno muito competitivo ocorre mesmo com o aumento do dólar e a escalada da taxa de juros dos últimos meses. “A queda no preço (dos módulos) foi tão grande que agora investir em um sistema de energia solar fotovoltaica para uma casa ou comércio pode ser o melhor destino do dinheiro do proprietário”, afirma.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026