A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) vai inaugurar no dia 28 de novembro, em Porto Alegre (RS), laboratório de tecnologias de baixo carbono.  Em parceria com a Repsol Sinopec Brasil, também será lançado em mesma cerimônia de inauguração o projeto DAC.SI (do inglês Direct Air Capture System Integration).

O projeto DAC.SI se baseia na operação do primeiro equipamento de captura direta de ar (DAC) no Brasil. Desenvolvido pelo Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUCRS, em colaboração com a Repsol Sinopec, o sistema instalado na PUC-RS tem a capacidade de remover 300 toneladas de CO₂ anualmente, equivalente ao impacto de reflorestar 14 a 42 campos de futebol, dependendo da metodologia de plantio.

Já o laboratório de tecnologias de baixo carbono servirá como centro de inovação aberta dedicado ao desenvolvimento de novas estratégias e materiais para a captura de CO₂, além de outras tecnologias sustentáveis. O local será capaz de realizar experimentos em diferentes escalas, desde o nível de laboratório até sistemas de teste em escala real. Com equipamentos analíticos e acreditações internacionais, o laboratório vai atuar em pesquisas para otimizar processos de captura de carbono

Estão previstas pesquisas sobre mineralização de CO₂ em basalto, material abundante no Brasil e com potencial para armazenamento de carbono. Além disso, o laboratório deve atuar na capacitação e formação de pessoal, oferecendo cursos, workshops e programas de ensino.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025